O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos participa da Semana da Diversidade



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Coordenação LGBT, participa da Semana da Diversidade, articulação de governo coordenada pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Grupo Gay da Bahia. A ação, cuja solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira (4), reúne um conjunto de iniciativas da sociedade civil com o Governo do Estado, para promoção de direitos do segmento LGBTQIAP+, através de debates, discussões temáticas, atividades culturais, relacionadas à diversidade de gênero, raça e sexualidade.

O objetivo principal do evento é a apresentação das macroações para a promoção do segmento, bem como ampliar a mobilização e a sensibilização da sociedade baiana para a 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A ação conta com a parceria das Voluntárias Sociais e da Secretaria da Saúde (Sesab), que promove uma edição especial do ‘Saúde mais Perto’, com oferta de serviços de saúde hoje e amanhã (4 e 5), a partir das 8h, no campus de Ondina da UFBA. Serão disponibilizados atendimento de dentista, ultrassom, eletrocardiograma, Raio-X, preventivo, exames de laboratório, testes rápidos, avaliação de saúde e nutricional, além do SAC móvel (RG, CPF, antecedentes criminais).

“A política pública para as pessoas LGBTQIA+ é um desafio urgente da vida democrática brasileira. Assegurar a todas as pessoas o seu direito à livre orientação sexual e identidade de gênero é um dever do Estado, que tem um papel importante para a elaboração dessas ações para promover a diversidade. A parada do Orgulho LGBT é o momento que reafirma direitos e conquistas da população LGBTQIAPN+, um momento de conscientizar a população e reforçar a luta contra a LGBTIfobia”, afirmou o titular da SJDH, Felipe Freitas.

Parada do Orgulho Gay

A SJDH participa do ‘Saúde mais Perto’ com através do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), com atendimento psicológico pela equipe multidisciplinar do equipamento e distribuição de insumos para prevenção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A SJDH apoia também a 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia na tarde de domingo, 10 de setembro. Com o tema “Inclusão e Diversidade no mundo corporativo – faça a diferença com as diferenças”, a manifestação tem concentração marcada para as 13h, no Campo Grande. “O objetivo dessa ação político-cultural, que já acumula duas décadas de existência, é contribuir para a popularização de bandeiras de luta do movimento LGBTQIAPN+, difundindo o direito à vida, a prevenção à LGBTfobia e, acima de tudo, a promoção da dignidade e cidadania desse segmento da população”, afirma a coordenadora LGBT da SJDH, Tifany Conceição.

Na véspera da Parada LGBT, sábado (9), acontece a 4ª Marcha do Orgulho Trans da Bahia, que também conta com apoio da SJDH. Além de servir como um reforço para lembrar à sociedade que todas as pessoas têm o direito de se orgulhar da sua existência celebrando a vida, as manifestações servem para estimular diálogos importantes sobre a igualdade e o respeito, independente de orientação sexual ou identidade de gênero. A SJDH participa das mobilizações com distribuição de material informativo e de sensibilização, alertando o público em geral sobre a importância de combater e denunciar violações de direitos de pessoas LGBT’s. A incidência do órgão se dá também através do incentivo à prevenção contra IST’s, com a distribuição de insumos como preservativos internos e externos.

Além das manifestações de rua, a SJDH, por meio do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT(CPDD LGBT)promove outras ações na Semana da Diversidade. Entre 13 e 17 de setembro será realizada uma Roda de Conversa sobre o tema no Nordeste de Amaralina, em Salvador. A ação contará com serviços de atendimento psicológico, jurídico e de saúde para esse segmento da população em situação de vulnerabilidade social, além da distribuição de insumos.

Na Parada do Orgulho LGBT, a SJDH terá uma ação de mobilização com encaminhamento de denúncias de violações de direitos. Equipes volantes com ações educativas voltadas à proteção e garantia de direitos das cidadãs e cidadãos durante a manifestação, estarão disponíveis para o acolhimento das demandas. O objetivo é garantir acesso à justiça, a proteção e defesa dos direitos do público LGBTQIAPN+ durante a manifestação.

A interiorização das políticas públicas em favor do público LGBTQIAPN+ integra também as ações afirmativas da SJDH voltadas para a diversidade, com apoio nas Paradas do Orgulho LGBT nos municípios de Alagoinhas, Catu, São Miguel das Matas e Valença. Em Salvador, as manifestações nos bairros (Rio Vermelho, São Cristóvão e Amaralina), também contarão com apoio da Secretaria.

Fonte: Ascom/SJDH

Postar um comentário

Avoar
Estado
Cookie Consent
We serve cookies on this site to analyze traffic, remember your preferences, and optimize your experience.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.