O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Prefeituras de Itabuna e Ilhéus vão assinar Termo de Cooperação para remoção de baronesas do Rio Cachoeira

Como parte de um conjunto de ações para a remoção de parte das baronesas do trecho urbano do Rio Cachoeira e mitigar efeitos às praias e ao meio ambiente, as Prefeituras de Itabuna e Ilhéus vão assinar Termo de Cooperação. O tema foi debatido entre os prefeitos Augusto Castro (PSD) e Valderico Reis Júnior (União Brasil) e secretários municipais das duas cidades diante do grande volume de macrófitas ao longo da bacia hidrográfica.

Por conta do planejamento, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) publicou a Portaria nº 005/2025 na edição eletrônica do Diário Oficial de terça-feira, dia 23, autorizando em caráter emergencial, temporário e local, a remoção das macrófitas aquáticas (Eichornia crassipes – “baronesas”) e outras acumuladas no leito do Rio Cachoeira, no trecho correspondente à ponte em construção na Avenida Amélia Amado, visando à prevenção de danos estruturais, sanitários e ambientais, e à manutenção da segurança pública e integridade da obra.

A Portaria fixa critérios, dentre os quais a execução das atividades pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), sob a orientação técnica da SEGRIMA, inclusive para cumprimento da Sentença Judicial da ACP nº 8009435-27.2022.8.05.0113 no tocante às suas determinações. A Procuradoria-Geral do Município fez a juntada da Portaria no referido processo judicial, assim como o Termo de Cooperação e a anuência da CVR Costa do Cacau, empresa certificada pelo IBAMA e INEMA e responsável pelo aterro sanitário onde todo o material terá descarte ambientalmente adequado.

Na petição, a Procuradoria Jurídica afirma que “os Municípios de Itabuna e Ilhéus, que repise-se, não produzem nem 1% das baronesas que repousam sobre o leito das águas que passam sobre sua extensão territorial, uniram-se mutuamente no sentido de promover a retirada das baronesas do leito do Rio Cachoeira e conter maiores prejuízos”.

A empresa CVR Costa do Cacau concordou em receber o material orgânico retirado do leito do Rio Cachoeira e promover a destinação adequada, assumindo com os custos dessa destinação no aterro sanitário e sem onerar os municípios de Itabuna e Ilhéus. “Tal medida reforça a necessidade de integração de todos os municípios que integram a bacia do Rio Cachoeira, como modo justo, equitativo, pedagógico, responsável e definitivo de solucionar o problema ambiental”, diz a petição encaminhada ao Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna.

A operação contará com a utilização de maquinário apropriado fornecido pela Prefeitura de Itabuna enquanto caberá à Prefeitura de Ilhéus a cessão de caminhões-caçamba para o transporte onde todo o material ao aterro sanitário na Km 21 da rodovia BR-415 – Jorge Amado, trecho Ilhéus – Itabuna, inclusive com pesagem, emissão de Relatório Técnico Simplificado, registro fotográfico e indicação da destinação final adotada.

O post Prefeituras de Itabuna e Ilhéus vão assinar Termo de Cooperação para remoção de baronesas do Rio Cachoeira apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/DArxc7j
via IFTTT

Postar um comentário

Avoar
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.