O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Lançamento do livro “Pequenos Autores Grapiúnas” abre a Festa Literária da Região Cacaueira – FLICACAU

O lançamento do livro “Pequenos Autores Grapiúnas”, coletânea de textos de alunos de escolas municipais de Itabuna produzida sob a coordenação da professora Lilian Lima da Secretaria Municipal da Educação, abriu na tarde desta quinta-feira, dia 27, a Festa Literária da Região Cacaueira (FLICACAU), no Centro de Cultura Adonias Filho. Os pequenos escritores Sofia Bronze, 15, Davi Almeida, 10, e Tayla Rosa, representaram seus colegas na sessão de autógrafos.

A professora Dinalva Melo, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) e uma das curadoras do Espaço Jorge Amado, afirmou que neste ano ocorreram 100 feiras literárias na Bahia, num movimento intenso de valorização da leitura, cultura e do livro.

“Aqui em Itabuna, a base que nos sustenta, estamos inovando. Em nenhuma das cidades tivemos pequenos autores lançando livros. Por isso, vocês se inscrevem na história das feiras literárias da Bahia”, disse a curadora e dirigente do CEE aos participantes estudantes da coletânea, pais, professores e diretores.
“Vocês desconstituem a ideia de que não gostamos de ler, que não sabemos escrever e que somos desestimulados. Enfim, esse livro é a prova viva de que tudo isso é falácia, algo passageiro e danoso”, acrescentou. Para a também professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), “a filosofia casada com empenho, criatividade e denodo e a percepção de que casar arte, literatura e filosofia dá em livro. A mensagem que quero passar é que todos podemos; professores acreditem; é possível”, completou.
A coordenadora do Projeto Pequenos Autores Grapiúna, professora Lilian Lima, fez um relato de como tudo começou, em 2020, a partir de situações corriqueiras na unidade escolar envolvendo crianças e adolescentes. “Começamos a conversar com os alunos sobre as questões e a perceber que seria possível trabalhar sobre vivências e comportamentos. Escrevemos o projeto sobre diversos gêneros textuais como: contos, fábulas, poesias, cantigas de roda, etc.”, contou.
“Convidamos à sala de aula representantes da Academia Grapiúna de Letras e da Biblioteca Itinerante da Secretaria Municipal da Educação e de instituições múltiplas da sociedade que pudessem falar para os meninos. Depois das palestras e atividades, pedimos que escrevessem uma história que tinham visto ou ouvido. Tais histórias viraram assuntos na sala de aula trabalhados pelos professores. Então a coletânea é resultado dessas vivências e histórias e conseguimos selecionar 51 que constam do livro”, explicou.
Ao encerrar o evento, o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, falou de sua felicidade pela riqueza do momento de lançamento do livro. “A gente está construindo juntos uma cidade que sonha, vibra, produz e abraça. Itabuna é cosmopolita: todos que aqui chegam se sentem parte dela. Portanto, quero externar meus agradecimentos à FLICACAU, às curadorias, professores e diretores e ao prefeito Augusto Castro pela sensibilidade de abraçar o projeto integrado”, discursou.
“Na comunidade escolar todos são importantes. É importante que estejamos sempre juntos para vencer o desafio de fazer educação crítica, transformadora, diversa e de qualidade e antirracista. Nesta ação cultural e literária a gente tem a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, as secretarias municipais, a Procuradoria Geral do Município, o Governo do Estado, a Fundação Pedro Calmon e as secretarias estaduais da Educação e da Cultura a quem também apresentamos o nosso agradecimento”, concluiu.

Até sábado, dia 29, a Festa Literária da Região Cacaueira será um encontro que une literatura, sustentabilidade e a força cultural do território do cacau sob o tema “Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta”. O evento conta com programação destinada ao público infantil, jovens e adultos, promovendo debates, oficinas, vivências e experiências que aproximam a literatura da natureza, reforçando o compromisso socioambiental da festa em um momento em que o planeta enfrenta desafios urgentes ligados à crise climática.

A FLICACAU é uma realização da Seneh Comunicação & Projetos, com patrocínio do Governo da Bahia, por meio das Secretarias da Educação e Cultura e Fundação Pedro Calmon, (FPC), e apoio da Prefeitura de Itabuna, Secretaria Municipal da Educação e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Legenda: Os pequenos escritores Sofia Bronze, 15, Davi Almeida, 10, e Tayla Rosa, ladeados pelo secretário da Educação, Rosivaldo Pinheiro e as professoras Dinalva Melo, do CEE, e Lilian Lima, da SEDUC – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Secretário da Educação, Rosivaldo Pinheiro, no lançamento do livro “Pequenos Autores Grapiúnas” na Festa Literária da Região Cacaueira – FLICACAU – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Professora Lilian Lima coordenadora do livro “Pequenos Autores Grapiúnas” na Festa Literária da Região Cacaueira – FLICACAU – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Professora Dinalva Melo, vice-presidente do CEE-BA e uma das curadoras do Espaço Jorge Amado Festa Literária da Região Cacaueira – FLICACAU – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Lançamento do livro “Pequenos Autores Grapiúnas” abre a Festa Literária da Região Cacaueira – FLICACAU – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

O post Lançamento do livro “Pequenos Autores Grapiúnas” abre a Festa Literária da Região Cacaueira – FLICACAU apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/dEIfhOe
via IFTTT

Postar um comentário

Avoar
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.