ITABUNA

Prefeitura de Itabuna vacinou 4,3 mil animais na 1ª semana da Campanha Antirrábica 2026

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) e da Divisão de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, já imunizou 4.336 animais na primeira semana da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 na zona urbana do município.

Do total de animais vacinados até sexta-feira, dia 24, foram imunizados contra a doença 2.723 cães e 1.613 gatos.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, frisa que a vacinação antirrábica é a principal forma de prevenção contra a raiva, uma doença viral grave e fatal, que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida, arranhão ou contato da saliva de animais infectados.

“A participação dos tutores é essencial para ampliar a cobertura vacinal e manter o município protegido”, destaca a secretária. A campanha segue com atendimento em novos bairros nesta semana. No sábado passado, dia 25, as equipes fizeram busca ativa ao longo da rodovia BR-415, enquanto no domingo, dia 26, na Vila de Mutuns, zona rural do município.

Nesta segunda-feira, dia 27, a vacinação ocorre no Bairro Santo Antônio. Na quarta-feira, 29, as equipes de vacinação estarão nos bairros Novo Horizonte e Corbiniano Freire.

Na quinta-feira, dia 30, a imunização será no Bairro São Roque, no condomínio residencial Pedro Fontes I e II, e no Itabuna Park. Na sexta-feira, dia 31, a vacinação antirrábica ocorrerá nos Bairros Pontalzinho e Alto Maron.

Vale lembrar que a campanha seguirá durante o mês de agosto, contemplando outros bairros do município, cujo cronograma será divulgado nos próximos dias. Informações podem ser obtidas diretamente com o Departamento de Controle de Zoonoses pelo telefone (73) 98118-8267.


Fonte: Prefeitura de Itabuna

Leia a publicação original

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo