Enfatizando o combate à discriminação racial em Itabuna, a Prefeitura, em parceria com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), realizou a grandiosa reinauguração do Monumento a Zumbi dos Palmares neste sábado, dia 20. Este evento reuniu representantes do movimento negro, artistas, poetas e agentes culturais, marcando um dia significativo de celebração da cultura afro-brasileira.
Inaugurado em 1995, o monumento, que presta homenagem ao líder da resistência negra e da luta pelo fim da escravidão no Brasil, foi reformado e ganhou uma nova peça: um medalhão de bronze com o rosto de Zumbi dos Palmares. Anteriormente, a estrutura era composta pela figura de um berimbau de ferro galvanizado localizado na Avenida Princesa Isabel, no Bairro Banco Raso.
O prefeito Augusto Castro (PSD), destacou o significado profundo do monumento não só para o movimento negro, mas para toda a sociedade itabunense. Em seu discurso, ele enfatizou: "A revitalização deste espaço é parte do nosso compromisso de apoiar a causa do coletivo negro e das comunidades de matriz africana que, a exemplo de Zumbi dos Palmares, continuam a lutar por justiça, por mais dignidade, visibilidade e igualdade racial".
Relembrando a contribuição inestimável do ator negro Mário Gusmão para a cultura local durante a década de 80, Castro reiterou seu compromisso com o fomento à cultura e à inclusão social. Ele também anunciou importantes iniciativas futuras, incluindo a reinauguração da Sala de Teatro Zélia Lessa e a criação da Oficina de Teatro e da Escola de Talentos.
Aldo Rebouças, presidente da FICC, ressaltou a importância da celebração, dizendo: "Reinaugurando este Monumento a Zumbi, queremos reafirmar nosso propósito de continuar apoiando à causa do povo negro, respeitando, valorizando e incentivando a manutenção de suas tradições culturais e religiosas”.
A cerimônia de reinauguração foi embelezada por diversas manifestações culturais, como samba de roda, música e poesia, com a participação de lideranças religiosas de terreiros de matriz africana, artistas e poetas itabunenses.
Parabéns à equipe da Prefeitura de Itabuna e da FICC por este momento histórico e emocionante! Continuem mantendo viva a luta por igualdade e contra a discriminação racial! 🙌🏿🌈💫
Redator Chefe : David Reis