Novas Noticias
Novas Noticias
Novas Noticias

Ilhéus em foco: Entrevista com o Pré Candidato Jabes Ribeiro

Nesta quinta-feira (25), o quadro "Ilhéus em Foco" do site Novas Notícias apresenta uma figura proeminente na política local, o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP). O objetivo do quadro "Ilhéus em Foco" é realizar uma série de entrevistas com todos os pré-candidatos que demonstraram interesse ou foram sondados para a disputa eleitoral. Convidamos você a acompanhar esta conversa conduzida por David Reis, na qual exploraremos as visões, experiências e propostas do pré-candidato Jabes Ribeiro para o futuro de Ilhéus.

1. Formação e Carreira Política:


 - Pré-candidato, poderia compartilhar um pouco sobre sua formação e como iniciou sua carreira política?

R= Sou bacharel em Direito, fui professor de escolas do ensino médio, cursinho pré-vestibular e no curso de Direito da UESC onde ministrei aulas de Direito Constitucional.

Exerci a Secretaria de Educação da PMI nos anos 1981/ 1982.

Fui prefeito de Ilhéus nos períodos: 1983/1988, 1997/ 2000, 2001/2004, 2013/2016.

Fui Secretário de Estado em 1989/1990 e Dep. Federal em 1991/1995.


2. Experiência e Legado:


- Pré-candidato, ao longo de sua trajetória, quais cargos públicos desempenhou funções e que legado e experiência conseguiu construir?

R = Exerci cargos importantes:
  1. Presidente da AMURC, Associação do Municípios da Região Cacaueira nos períodos: 1983/1985, 1997/1998 e 1999/2000.
  2. Membro titular do Conselho Consultivo da CEPLAC em 1983/1985.
  3. Assessor especial do governo da Bahia em 2005/2006.
Essas cargos e os mandatos eletivos contribuíram em ampliar a minha visão sobre gestão pública. 
  1. Realizei centenas de obras em todas as áreas da administração pública. 
  2. Saúde, educação, cultura, infraestrutura dos morros, bairros e distritos. 
  3. No turismo, trouxe o centro de convenções em parceria com o Estado: entre outros.
Cito algumas obras: 
  1. SAC
  2. Mercado do Artesanato
  3. CAIC
  4. Central de Abastecimento da zona Sul
  5. Colégios Luís Eduardo Magalhães
  6. Fábio Araripe no Vilela, 
  7. Colégios em todos os bairros e distritos. 
  8. Centros de saúde na cidade e no interior
  9. Centro de Zoonose, 
  10. Farmácia popular
  11. Centro odontológico Napoleão Marques na zona sul.
  12. Pavimentação de dezenas de quilômetros de ruas em todos os bairros e distritos.
  13. Centros comunitários e quadras de esportes. 
  14. Quarteirão Jorge Amado, 
  15. Casa Jorge Amado, 
  16. Teatro Municipal, 
  17. Espaço cultural Bataclã, 
  18. Tombamento do bar e restaurante Vesuvio
  19. Centro cultural de Olivença
  20. Biblioteca publica no general Osório, 
  21. Universidade do Mar e da Mata - Maramata na Nova Brasília. 
  22. CEPEDI -voltada para pesquisa e desenvolvimento em informática. 
No último mandato, entre outras ações e obras , destaco:
  1.  Reformas do teatro municipal, casa Jorge Amado , dezenas de escolas e postos de saúde. 
  2. Conseguimos edificar aproximadamente três mil e quinhentas casas do "Minha casa, minha vida" localizadas no Vilela, no acesso ao Banco da Vitória e na zona Sul. 
  3. Adquirimos a usina asfáltica, 
  4. Iniciamos com o Estado a construção da nova ponte Jorge Amado e do hospital Costa do Cacau, além das ações para o saneamento da área sul e materno infantil. 
  5. São tantas obras e ações que tomaria um espaço muito grande, mas desejo ainda citar o maior programa de urbanização dos morros da história de Ilhéus, o VIVA O MORRO. 


3. Preparação para a Candidatura:

   - Pré-candidato, o que o motivou a aspirar disputar a eleição e quando se sentiu apto para esse desafio?


R= Primeiro o meu amor a Ilhéus, após ser considerado curado pelos médicos dos graves problemas de saúde que enfrentei, atendi a convocação dos meus companheiros e expressivas parcelas dos ilheenses.


 Sou político por vocação, não poderia recusar esse chamado para dirigir e preparar o nosso município para o futuro. Tenho experiência e novas ideias para realizar, ao lado de uma equipe competente, o melhor trabalho em benefício de Ilhéus. O meu partido (Progressista) participa de uma frente que representa a mudança em nosso município. 


4. Relação com o Governo Estadual:


 - Pré-candidato, como descreveria sua relação atual com o governo do estado?

R= Temos relações republicanas com os governos estadual e nacional, temos espaço e "pontes" para viabilizar as parcerias necessárias com os entes federativos. 


5. Educação:


   - Pré-candidato, como pretende elevar a qualidade da educação pública em Ilhéus?

R= Vamos criar a Secretaria da juventude, espaço para a construção e realização de políticas de inclusão dos jovens dos bairros, morros e distritos. 

E Vamos avançar nas "escolas de tempo integral", construção de creches e fortalecer os conselhos de pais dos estudantes. 

6. Saúde:


  - Pré-candidato, quais medidas tomará para fortalecer o sistema de saúde municipal?


R= Foco total na "atenção básica" na sede e interior. 

Ilhéus não pode continuar nessa posição lamentável entre os piores índices da Bahia em saúde pública.

Em quatro anos Ilhéus estará entre os primeiros lugares no Estado, é o nosso compromisso.


7. Desenvolvimento Econômico:

   - Pré-candidato, quais estratégias planeja adotar para promover o desenvolvimento econômico em Ilhéus, atraindo investimentos e estimulando o empreendedorismo local?


R= Pretendo liderar um governo de união dos ilheenses em torno do desenvolvimento do município, colocando a minha experiência a serviço da solução dos grandes problemas que afligem a população.

Passado e presente construindo o futuro. 

Vamos transformar Ilhéus em uma "cidade digital", considerando o CEPEDI e o polo de informática. 

Vamos trabalhar para ajudar os pequenos agricultores no transporte e aquisição dos produtos vindo dos distritos. 

Os programas sociais terão prioridade no cuidado com as populações mais carentes. 

Vamos recuperar práticas que foram vitoriosas em mandatos anteriores, a exemplo do Fórum Compromisso com Ilhéus, Prefeitura Cidadã na sede e interior, Alegria dos Bairros e distritos e outras formas de participação popular.

Não podemos esquecer a nossa origem agrícola, mas agora estimulando a agroindústria, em especial o cacau e outros produtos. 

O meu compromisso também é de dotar Ilhéus de um aeroporto Internacional, ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e atração de turistas.


8. Turismo e Lazer:


   - Pré-candidato, sobre o turismo, que estratégias adotaria para impulsionar o setor? E quais ações pensa em implementar para oferecer opções de lazer à população?


R= Potencializar o turismo cultural, aquático, rural, etc, sempre protegendo as nossas riquezas naturais.

O projeto de requalificação completa da Central de Abastecimento do malhado está pronto , é tirar do papel e executar. O novo Mercado municipal atenderá os ilheenses e atrairá o turista. 

Vamos revitalizar as festas populares e eventos, entre os quais: o carnaval, aleluia Ilhéus, Reveillon, festival do chocolate, lavagem das escadarias da catedral, puxada do mastro, Iemanjá , semana Jorge Amado, Consciência negra , ações em parceria com a Academia de Letras, etc.

Vamos consolidar o calendário turístico e divulgar nacionalmente.

Esses e outros eventos além de proporcionar alegria e confraternização, vão estimular o turismo e geração de renda , focando em benefícios para trabalhadores e empreendedores do comércio e serviços, 

A av Soares Lopes será revitalizada através de um grande projeto que envolve recursos públicos e privados. Será um espaço de lazer , entretenimento e negócios. 

Novas quadras esportivas, inclusive algumas cobertas, o novo estádio municipal em parceria com a iniciativa privada. Será importante o apoio do ministério dos esportes , cujo ministro é do nosso partido. 


9. Segurança Pública:


    - Pré-candidato, diante dos desafios de segurança em Ilhéus, como planeja reduzir os índices de criminalidade?


R= Vamos fortalecer a guarda "polícia " municipal, para cumprir a sua finalidade constitucional. Além de uma ação coordenada com as polícias civil e militar. Os distritos estão completamente abandonados em termos gerais e clamam por segurança. Vamos resolver essas demandas com urgência. Estamos preparando uma política de valorização dos servidores baseada na meritocracia. 

10. Mobilidade Urbana:


    - Pré-candidato, quais são suas propostas para melhorar a mobilidade urbana e enfrentar desafios no trânsito e transporte público?


R= Vamos resolver os graves problemas do trânsito, mudar radicalmente a operação do transporte público na sede e no interior. Vamos ter transporte coletivo de qualidade e com tarifas justas, o objetivo final é transporte gratuito para o usuário. 

Os corredores para ciclistas estão sendo estudados, e a criação da zona azul para organizar o estacionamento. 


11. Participação Popular:


    - Pré-candidato, como pretende envolver a comunidade nas decisões do governo municipal? Planeja implementar algum mecanismo, como um aplicativo para demandas em tempo real?

R= Ao longo da campanha , vamos convidar a população para enriquecer o nosso "programa de governo" a ser apresentado conforme a legislação eleitoral. 


12. Inclusão das Minorias:


   - Pré-candidato, qual é a sua abordagem em relação à comunidade LGBT, indígena, de matriz africana e demais minorias? Como pretende envolvê-las em sua gestão e garantir sua representatividade?


R= Fortaleceremos as relações com os mais variados segmentos da população, com respeito e garantindo espaços no governo. 


13. Religiões e Participação Governamental:


   - Pré-candidato, como planeja envolver a comunidade católica, evangélica e adeptos de religiões de matriz africana em seu governo? Quais iniciativas pretende implementar para promover a participação e inclusão desses grupos?


R= Vamos integrar as comunidades religiosas (todas) nos programas de assistência social, sempre respeitando as diversidades. 


14. Geração de Empregos:


   - Pré-candidato, diante dos desafios econômicos, como pretende impulsionar a geração de empregos em Ilhéus? Quais setores serão priorizados em seu plano?


R= Ilhéus tem todas as condições para crescer, gerar empregos e renda para o nosso povo. Vem aí o Porto Sul , ZPE que atrairá indústrias e muitos investimentos. Vamos potencializar essas ferramentas para estimular todos os elos da cadeia produtiva.

Vamos construir o Pavilhão de feiras para ampliar a realização de eventos locais e nacionais, anexo ao centro de convenções.

15. Considerações Finais:


   - Pré-candidato, para finalizar, que mensagem ou considerações finais você gostaria de transmitir aos leitores e potenciais eleitores? Como pretende inspirar confiança na sua liderança e compromisso com a cidade de Ilhéus?


R= O nosso objetivo é preparar Ilhéus para a comemoração dos quinhentos anos de história, que acontecerá em 2034. 

Pretendemos envolver a população nessa construção: a Ilhéus que queremos para essa e as novas gerações. Um dos primeiros atos do próximo governo, será a constituição do "Fórum compromisso com Ilhéus", com a participação de todos os segmentos da sociedade civil organizada. 


Entrevistador : David Reis

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem