Nesta quinta-feira (25), o quadro "Ilhéus em Foco" do site Novas Notícias apresenta uma figura proeminente na política local, o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP). O objetivo do quadro "Ilhéus em Foco" é realizar uma série de entrevistas com todos os pré-candidatos que demonstraram interesse ou foram sondados para a disputa eleitoral. Convidamos você a acompanhar esta conversa conduzida por David Reis, na qual exploraremos as visões, experiências e propostas do pré-candidato Jabes Ribeiro para o futuro de Ilhéus.
1. Formação e Carreira Política:
- Pré-candidato, poderia compartilhar um pouco sobre sua formação e como iniciou sua carreira política?
R= Sou bacharel em Direito, fui professor de escolas do ensino médio, cursinho pré-vestibular e no curso de Direito da UESC onde ministrei aulas de Direito Constitucional.
Exerci a Secretaria de Educação da PMI nos anos 1981/ 1982.
Fui prefeito de Ilhéus nos períodos: 1983/1988, 1997/ 2000, 2001/2004, 2013/2016.
Fui Secretário de Estado em 1989/1990 e Dep. Federal em 1991/1995.
2. Experiência e Legado:
- Pré-candidato, ao longo de sua trajetória, quais cargos públicos desempenhou funções e que legado e experiência conseguiu construir?
R = Exerci cargos importantes:- Presidente da AMURC, Associação do Municípios da Região Cacaueira nos períodos: 1983/1985, 1997/1998 e 1999/2000.
- Membro titular do Conselho Consultivo da CEPLAC em 1983/1985.
- Assessor especial do governo da Bahia em 2005/2006.
- Realizei centenas de obras em todas as áreas da administração pública.
- Saúde, educação, cultura, infraestrutura dos morros, bairros e distritos.
- No turismo, trouxe o centro de convenções em parceria com o Estado: entre outros.
- SAC
- Mercado do Artesanato
- CAIC
- Central de Abastecimento da zona Sul
- Colégios Luís Eduardo Magalhães
- Fábio Araripe no Vilela,
- Colégios em todos os bairros e distritos.
- Centros de saúde na cidade e no interior
- Centro de Zoonose,
- Farmácia popular
- Centro odontológico Napoleão Marques na zona sul.
- Pavimentação de dezenas de quilômetros de ruas em todos os bairros e distritos.
- Centros comunitários e quadras de esportes.
- Quarteirão Jorge Amado,
- Casa Jorge Amado,
- Teatro Municipal,
- Espaço cultural Bataclã,
- Tombamento do bar e restaurante Vesuvio
- Centro cultural de Olivença
- Biblioteca publica no general Osório,
- Universidade do Mar e da Mata - Maramata na Nova Brasília.
- CEPEDI -voltada para pesquisa e desenvolvimento em informática.
- Reformas do teatro municipal, casa Jorge Amado , dezenas de escolas e postos de saúde.
- Conseguimos edificar aproximadamente três mil e quinhentas casas do "Minha casa, minha vida" localizadas no Vilela, no acesso ao Banco da Vitória e na zona Sul.
- Adquirimos a usina asfáltica,
- Iniciamos com o Estado a construção da nova ponte Jorge Amado e do hospital Costa do Cacau, além das ações para o saneamento da área sul e materno infantil.
- São tantas obras e ações que tomaria um espaço muito grande, mas desejo ainda citar o maior programa de urbanização dos morros da história de Ilhéus, o VIVA O MORRO.
3. Preparação para a Candidatura:
- Pré-candidato, o que o motivou a aspirar disputar a eleição e quando se sentiu apto para esse desafio?
R= Primeiro o meu amor a Ilhéus, após ser considerado curado pelos médicos dos graves problemas de saúde que enfrentei, atendi a convocação dos meus companheiros e expressivas parcelas dos ilheenses.
Sou político por vocação, não poderia recusar esse chamado para dirigir e preparar o nosso município para o futuro. Tenho experiência e novas ideias para realizar, ao lado de uma equipe competente, o melhor trabalho em benefício de Ilhéus. O meu partido (Progressista) participa de uma frente que representa a mudança em nosso município.
4. Relação com o Governo Estadual:
- Pré-candidato, como descreveria sua relação atual com o governo do estado?
R= Temos relações republicanas com os governos estadual e nacional, temos espaço e "pontes" para viabilizar as parcerias necessárias com os entes federativos.
5. Educação:
- Pré-candidato, como pretende elevar a qualidade da educação pública em Ilhéus?
R= Vamos criar a Secretaria da juventude, espaço para a construção e realização de políticas de inclusão dos jovens dos bairros, morros e distritos.
E Vamos avançar nas "escolas de tempo integral", construção de creches e fortalecer os conselhos de pais dos estudantes.
6. Saúde:
- Pré-candidato, quais medidas tomará para fortalecer o sistema de saúde municipal?
R= Foco total na "atenção básica" na sede e interior.
Ilhéus não pode continuar nessa posição lamentável entre os piores índices da Bahia em saúde pública.
Em quatro anos Ilhéus estará entre os primeiros lugares no Estado, é o nosso compromisso.
7. Desenvolvimento Econômico:
- Pré-candidato, quais estratégias planeja adotar para promover o desenvolvimento econômico em Ilhéus, atraindo investimentos e estimulando o empreendedorismo local?
R= Pretendo liderar um governo de união dos ilheenses em torno do desenvolvimento do município, colocando a minha experiência a serviço da solução dos grandes problemas que afligem a população.
Passado e presente construindo o futuro.
Vamos transformar Ilhéus em uma "cidade digital", considerando o CEPEDI e o polo de informática.
Vamos trabalhar para ajudar os pequenos agricultores no transporte e aquisição dos produtos vindo dos distritos.
Os programas sociais terão prioridade no cuidado com as populações mais carentes.
Vamos recuperar práticas que foram vitoriosas em mandatos anteriores, a exemplo do Fórum Compromisso com Ilhéus, Prefeitura Cidadã na sede e interior, Alegria dos Bairros e distritos e outras formas de participação popular.
Não podemos esquecer a nossa origem agrícola, mas agora estimulando a agroindústria, em especial o cacau e outros produtos.
8. Turismo e Lazer:
- Pré-candidato, sobre o turismo, que estratégias adotaria para impulsionar o setor? E quais ações pensa em implementar para oferecer opções de lazer à população?
R= Potencializar o turismo cultural, aquático, rural, etc, sempre protegendo as nossas riquezas naturais.
O projeto de requalificação completa da Central de Abastecimento do malhado está pronto , é tirar do papel e executar. O novo Mercado municipal atenderá os ilheenses e atrairá o turista.
Vamos revitalizar as festas populares e eventos, entre os quais: o carnaval, aleluia Ilhéus, Reveillon, festival do chocolate, lavagem das escadarias da catedral, puxada do mastro, Iemanjá , semana Jorge Amado, Consciência negra , ações em parceria com a Academia de Letras, etc.
Vamos consolidar o calendário turístico e divulgar nacionalmente.
Esses e outros eventos além de proporcionar alegria e confraternização, vão estimular o turismo e geração de renda , focando em benefícios para trabalhadores e empreendedores do comércio e serviços,
A av Soares Lopes será revitalizada através de um grande projeto que envolve recursos públicos e privados. Será um espaço de lazer , entretenimento e negócios.
Novas quadras esportivas, inclusive algumas cobertas, o novo estádio municipal em parceria com a iniciativa privada. Será importante o apoio do ministério dos esportes , cujo ministro é do nosso partido.
9. Segurança Pública:
- Pré-candidato, diante dos desafios de segurança em Ilhéus, como planeja reduzir os índices de criminalidade?
R= Vamos fortalecer a guarda "polícia " municipal, para cumprir a sua finalidade constitucional. Além de uma ação coordenada com as polícias civil e militar. Os distritos estão completamente abandonados em termos gerais e clamam por segurança. Vamos resolver essas demandas com urgência. Estamos preparando uma política de valorização dos servidores baseada na meritocracia.
10. Mobilidade Urbana:
- Pré-candidato, quais são suas propostas para melhorar a mobilidade urbana e enfrentar desafios no trânsito e transporte público?
R= Vamos resolver os graves problemas do trânsito, mudar radicalmente a operação do transporte público na sede e no interior. Vamos ter transporte coletivo de qualidade e com tarifas justas, o objetivo final é transporte gratuito para o usuário.
Os corredores para ciclistas estão sendo estudados, e a criação da zona azul para organizar o estacionamento.
11. Participação Popular:
- Pré-candidato, como pretende envolver a comunidade nas decisões do governo municipal? Planeja implementar algum mecanismo, como um aplicativo para demandas em tempo real?
R= Ao longo da campanha , vamos convidar a população para enriquecer o nosso "programa de governo" a ser apresentado conforme a legislação eleitoral.
12. Inclusão das Minorias:
- Pré-candidato, qual é a sua abordagem em relação à comunidade LGBT, indígena, de matriz africana e demais minorias? Como pretende envolvê-las em sua gestão e garantir sua representatividade?
R= Fortaleceremos as relações com os mais variados segmentos da população, com respeito e garantindo espaços no governo.
13. Religiões e Participação Governamental:
- Pré-candidato, como planeja envolver a comunidade católica, evangélica e adeptos de religiões de matriz africana em seu governo? Quais iniciativas pretende implementar para promover a participação e inclusão desses grupos?
R= Vamos integrar as comunidades religiosas (todas) nos programas de assistência social, sempre respeitando as diversidades.
14. Geração de Empregos:
- Pré-candidato, diante dos desafios econômicos, como pretende impulsionar a geração de empregos em Ilhéus? Quais setores serão priorizados em seu plano?
R= Ilhéus tem todas as condições para crescer, gerar empregos e renda para o nosso povo. Vem aí o Porto Sul , ZPE que atrairá indústrias e muitos investimentos. Vamos potencializar essas ferramentas para estimular todos os elos da cadeia produtiva.
15. Considerações Finais:
- Pré-candidato, para finalizar, que mensagem ou considerações finais você gostaria de transmitir aos leitores e potenciais eleitores? Como pretende inspirar confiança na sua liderança e compromisso com a cidade de Ilhéus?
R= O nosso objetivo é preparar Ilhéus para a comemoração dos quinhentos anos de história, que acontecerá em 2034.
Pretendemos envolver a população nessa construção: a Ilhéus que queremos para essa e as novas gerações. Um dos primeiros atos do próximo governo, será a constituição do "Fórum compromisso com Ilhéus", com a participação de todos os segmentos da sociedade civil organizada.
Entrevistador : David Reis