Durante participação em um podcast, o prefeito de Ilhéus, Valderico Jr., fez uma declaração que escancarou o clima de estagnação em sua gestão:
“Não adianta achar que Valderico tem uma varinha de condão, tum, e vai melhorar. Não vai. Não é assim que funciona. A máquina pública é totalmente diferente disso, e as pessoas têm que ter consciência disso, que as coisas são dessa forma.”
A fala vem justamente em um momento crítico: o município enfrenta bloqueios judiciais, ruas esburacadas, caos na saúde e na educação, e um sistema de transporte público à beira do colapso, após o fim do contrato com a São Miguel — que ele não renovou — e sem nova licitação até agora.
Enquanto isso, a gestão gasta fortunas com contratos milionários de combustíveis, aluguéis caros, diárias generosas e ainda tenta, por meio de projeto polêmico, doar R$ 26,4 milhões ao sistema de transporte, sem transparência ou contrapartida clara à população.
Se Valderico Jr. reconhece que “não vai melhorar”, como ele mesmo disse, talvez a solução seja simples: renuncie. Deixe que alguém com capacidade real de governar — como a vice Wanessa Gedeon ou o presidente da Câmara, César Porto, que tem mostrado competência — assuma o comando e busque, de fato, melhorar Ilhéus.
Redator : David Reis