Enquanto Ilhéus enfrenta problemas graves na saúde, no transporte e na infraestrutura, o prefeito Valderico Júnior segue priorizando alianças pessoais. Nesta sexta-feira (20), ele esteve em Jequié prestigiando o São João da cidade, lado a lado do deputado federal Leur Lomanto (União Brasil), figura que vem sendo constantemente promovida pelo “Menino da Rádio” — mesmo em desacordo com o que foi firmado com o Progressistas (PP).
ACORDO À BEIRA DO COLAPSO
Segundo fontes ligadas ao núcleo duro do PP em Ilhéus, a permanência do partido no governo Valderico está condicionada ao apoio explícito do prefeito ao futuro candidato a deputado federal do partido, como foi pactuado com Jabes Ribeiro, ACM Neto e o próprio Valderico.
Jabes, que abriu mão de disputar novamente a prefeitura em 2024, entregou seu apoio a Valderico com uma única exigência: apoio do grupo ao deputado federal escolhido pelo PP em 2026. Em troca, o partido indicou nomes estratégicos e hoje comanda três secretarias-chave no governo.
LEUR LOMANTO: FIGURA CONSTANTE EM ILHÉUS
Apesar disso, Valderico tem feito exatamente o oposto. Leur Lomanto virou presença constante em Ilhéus: está em eventos oficiais, inaugurações, entrevistas e visitas orquestradas. Até na rádio do prefeito, Leur ganha espaço como se fosse o deputado federal do grupo — o que, politicamente, soaria como traição ao acordo costurado com o Progressistas.
A mais recente demonstração pública dessa aproximação ocorreu justamente nessa sexta-feira (20), em Jequié, onde Valderico apareceu em clima de festa com Leur, enquanto o PP observava — e anotava.
RISCO DE DESBANDADA E AMEAÇA DE IMPEACHMENT
O recado do PP é claro: se Valderico não cumprir o acordo firmado, o grupo irá romper e entregar todos os cargos no governo. A crise pode tomar proporções ainda maiores, visto que o presidente da Câmara de Vereadores — único com poder de engavetar ou acelerar pedidos de cassação — também é do PP.
Com o acúmulo de denúncias por improbidade administrativa e contratos suspeitos já envolvendo a gestão, o rompimento do PP pode abrir caminho para um pedido de impeachment, desta vez com risco real de prosperar.
Redatores : Fabio Roberto Notícias e David Reis [ Novas Notícias ]