O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Encontros com representantes de escolas do Estado e do Município definiram prioridades da educação no Conjunto Penal de Itabuna no 2º semestre

As prioridades da educação no Conjunto Penal de Itabuna para o segundo semestre foram definidas em dois encontros, com dirigentes e docentes das escolas públicas que mantêm unidades anexas no Conjunto Penal de Itabuna – Colégio Estadual Adonias Filho e Escola Municipal Lourival Oliveira Soares. A temática foi debatida durante o primeiro contato do diretor da unidade prisional José Fabiano Barbosa Carvalho com as equipes gestoras das duas unidades escolares.

A diretora Gidevalda Cardoso, a vice-diretora Adriana Neves e a coordenadora pedagógica Nayara Muniz, da Escola Lourival Oliveira Soares, na manhã de quinta-feira, dia 10, apresentaram os principais projetos e atividades pedagógicas programadas para o segundo semestre.

Antes, na segunda-feira, dia 7, o diretor José Júnior juntamente com a vice-diretora Mayra Joanne, e a coordenadora pedagógica Andrea Meireles, Colégio Estadual Adonias Filho, falaram sobre os desafios da ampliação da oferta de cursos e vagas no Conjunto Penal de Itabuna frente às limitações estruturais da unidade prisional.

O diretor José Fabiano afirmou que a Direção do Conjunto Penal vai seguir dando apoio integral e desenvolvendo a educação. “Nossa intenção é ampliar as atividades da educação, bem como da ressocialização como um todo. Acreditamos nesse caminho. A unidade já tem esse perfil e essa vocação, nosso papel é estimular, garantindo a segurança e reforçando os procedimentos”.

CURSOS E VAGAS

Na reunião, a equipe gestora municipal destacou para o diretor da unidade prisional a oferta dos serviços educacionais na unidade. Atualmente, a Escola Municipal Lourival Oliveira Soares atende a 232 reeducandos distribuídos em oito turmas.

Outros pontos relevantes na pauta do encontro foram relativos à aprovação dos alunos do município no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) durante o ano e as atividades exitosas que os professores desenvolvem em sala de aula, bem como a diversificação das atividades, com a incorporação do programa Universidade para Todos.

A diretora Gidevalda Cardoso destacou ainda os conteúdos étnicos raciais desenvolvidos, “que tem tido resultados excelentes e de onde emanam produções de artigos aprovados em congressos, eventos nacionais e internacionais sobre educação de jovens e adultos com a modalidade em educação prisional”.

Foi também discutida a criação de estratégias de atendimento aos alunos através da busca ativa e a instalação do Ponto ID no sistema de frequência biométrica. “Queremos garantir a frequência por meio da biometria facial, a partir da análise e apoio do CPI”, afirmou.

Também se discutiu sobre a relevância do apoio da Secretaria Municipal da Educação, do Conjunto Penal e da Gerência na formação dos professores, avanço dos alunos no processo de reclassificação dos anos escolares, as atividades desenvolvidas em salas de aulas através da educação física., a logística de distribuição, confecção e a qualidade da merenda que houve um grande avanço neste aspecto e os conteúdos pedagógicos, trabalhados que respeitam a diversidade da sala de aula.

“Temos muitos desafios neste segundo semestre, e estamos trabalhando, com apoio da empresa cogestora, da coordenação de segurança, contando com suporte das forças policiais, para entregar resultados de excelência para a sociedade”, destaca o diretor José Fabiano.

Por sua vez, a Rede Estadual de Ensino acaba de atualizar seu planejamento quinquenal da educação prisional, destacando eixos e diretrizes que estão em estudo pela equipe pedagógica a fim de oferecer mais oportunidades aos reeducandos.

O Colégio Estadual Adonias Filho, por exemplo, recentemente recebeu a aprovação de um Curso de Eletrotécnico na modalidade PROEJA, com 30 vagas para o Conjunto Penal

Participaram da reunião, o diretor-adjunto do Conjunto Penal de Itabuna, Bruno Pitanga, o coordenador de Segurança Sérgio Matias e os representantes da empresa Socializa Yuri Damasceno e Weslen Luz.
___________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna
Com informações da ASCOM/CPI

 

Legenda: Encontros com representantes de escolas do Estado e do Município definiram prioridades da educação no Conjunto Penal de Itabuna no 2º semestre – Fotos: Divulgação

 

Legenda: Secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, em visita à uma sala de aula no Conjunto Penal de Itabuna – Foto Divulgação

 

O post Encontros com representantes de escolas do Estado e do Município definiram prioridades da educação no Conjunto Penal de Itabuna no 2º semestre apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/RSNgZx5
via IFTTT

Postar um comentário

Avoar
Estado
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.