O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

GT de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde discutiu fluxo de acesso à oncologia em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Grupo de Trabalho de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um encontro com representantes de diversas instituições que integram a rede de assistência pública aos pacientes oncológicos no município.

Presente à reunião realizada na sexta-feira passada, dia 14, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, destacou a importância deste GT que tem entre os principais objetivos otimizar o fluxo de oncologia obedecendo Resoluções e Portarias do Ministério da Saúde, “com a finalidade de reduzir o tempo entre o resultado da biópsia e o início do tratamento dos pacientes”.

“É descobrindo nossas fragilidades que potencializamos as soluções, e nessas reuniões, temos reunido representantes dos prestadores de envolvidos para que possamos alinhar o fluxo de atendimento, porque é isso que o prefeito Augusto Castro determinou, e também a nossa secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar. Queremos que os pacientes oncológicos sejam prioridade em qualquer ambiente de atendimento”, frisa Lânia Peixoto.

A coordenadora de Média Complexidade da Centra de Regulação do Município, Greice Fraga, frisa que a proposta é oferecer um tratamento mais rápido e humanizado, tanto para os pacientes quanto para os familiares, desde o diagnóstico até o tratamento.

“Em encontros anteriores discutimos de forma separada cada especialidade da oncologia, mas nesta última reunião o fluxo de acesso da oncologia foi abordado de forma ampla, fechando o ciclo de discussões sobre o acesso ambulatorial”, informa.

Ela ainda frisa que antes existia uma fila grande para tratamento oncológico em Itabuna, “mas já conseguimos agendar esses pacientes com celeridade”, salienta.

De acordo com Greice Fraga, o atendimento oncológico na Rede Pública de Saúde, em Itabuna, é feito na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa de Itabuna(UNACOM), mas o agendamento é realizado na Central de Regulação do Município. Esse encaminhamento, segundo ela, é feito para oncologia clínica e oncologia cirúrgica (cabeça e pescoço, mastologia, urologia, ginecologia e aparelho digestivo).

“Nós encaminhamos o paciente conforme a necessidade dele. Se for de cirurgia, será classificado o tipo de cirurgia. E tendo acesso a esse serviço, posteriormente será dado seguimento ao tratamento como um todo e é importante ressaltar que a radioterapia é porta aberta, não precisa de agendamento na Regulação, basta se dirigir ao Hospital Manoel Novaes com a solicitação médica e exames, assim também acontece com a Oncologia Pediátrica, o atendimento é porta aberta para casos suspeitos e confirmados de crianças com idade entre 0 e 18 anos”, explica.

O post GT de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde discutiu fluxo de acesso à oncologia em Itabuna apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/dx7EZiN
via IFTTT

Postar um comentário

Avoar
Estado
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.