O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Prefeitura faz o recapeamento de ruas e avenidas e da Praça Adami no centro de Itabuna fechando 1ª fase do PAI

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbansmo (SIURB), está concluindo os contratos de pavimentação em concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ) da primeira etapa do Projeto Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui.

Nesta semana, as ações foram executadas nas ruas Miguel Calmon e Moura Teixeira, em complemento ao cronograma iniciado há dois anos beneficiando os bairros e agora chega ao centro da cidade.

A secretária Sônia Fontes, titular da SIURB, informou que nesta fase foram contempladas 17 ruas e avenidas da área central da cidade, que são transversais ou estão no entorno da Avenida Amélia Amado. As vias beneficiadas foram as ruas Oswaldo Cruz, Antonio Muniz, Moura Teixeira, Nilo Santana, Rui Barbosa, Alício de Queiroz e trechos da Quintino Bocaiúva, Adolfo Maron, Mariá Ferreira (entorno da Praça Otávio Mangabeira), Praça Adami e avenidas Duque de Caxias e Amélia Amado.

Também constaram deste contrato do PAI, as ruas Bartolomeu Mariano e Ramiro Nunes de Aquino (Pontalzinho), Luiz Carlos Mendonça (Loteamento Ruffo Cunha) e trechos das ruas Floriano Peixoto (Alto Mirante), além de vias coletoras do fluxo de veículos e de passagem dos ônibus do sistema de transporte público.

As obras do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui tiveram quatro contratos com o objetivo de levar para ruas de barro (poeira e lama) a tão sonhada pavimentação CBUQ (asfalto quente) nos bairros que não tinham pavimentação e recuperação de outros.

“É motivo de muita alegria ter uma cidade com a maior parte de suas ruas com infraestrutura básica e são poucas as cidades do Brasil que conseguem chegar nesse nível. Para alcançar o objetivo, trabalhamos o planejamento do PAI durante dois anos e sabemos que foi um esforço econômico e prioritário, porque Itabuna tinha muitas necessidades”, comentou a secretária Sônia Fontes, titular da SIURB e responsável pela execução do Acelera Itabuna.

A secretária elogiou a sensibilidade e consciência do prefeito Augusto Castro (PSD) que foram fundamentais para priorizar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e facilitar o acesso a comunidades que tinham 40 ou até 50 anos aguardando benfeitorias. Pelos levantamentos executados pelas equipes de engenheiros civis, arquitetos e urbanistas, Itabuna tinha cerca de duas mil ruas e pelo menos 664 ruas nunca receberam nenhum tipo de infraestrutura e ainda faltam outras 300.

“Por isso, o Programa Acelera Itabuna contemplou, na primeira fase, 36 comunidades com um total de 305 ruas de barro pavimentadas e um detalhe: 366 ruas que nunca haviam recebido asfalto, drenagem e meio-fio” informou a secretária Sônia Fontes. Ela lembra ainda que antes da pavimentação, há a revisão e melhorias nas redes de esgotamento sanitário e de abastecimento de água.

Para executar o Programa Acelera Itabuna, a cidade foi dividida em três zonas. Na Zona 1, foram beneficiadas ruas de barro nos bairros Vale do Sol, Maria Pinheiro, São Roque, Pedro Jerônimo, Zizo, Fonseca, São Pedro, Daniel Gomes, Santa Inês, Jardim Jaçanã, Góes Calmon, Sarinha Alcântara, São Caetano e Novo São Caetano.

Na Zona 2, os bairros São Lourenço, Santo Antônio, Pontalzinho, Parque Verde, São Judas Tadeu, Conceição, Vila Zara, Loteamento Paraíso/Parque Boa Vista, Monte Líbano, Monte Cristo, Antique, Jardim Italamar, Califórnia – Nova Califórnia, Fátima, Mangabinha e Jardim Grapiúna e Avenida Juca Leão e transversais.

E na Zona 3, os bairros Fernando Gomes, Vila Anália, Jardim Primavera, Urbis IV/Sinval Palmeira, Jorge Amado, Campo Formoso, Santa Clara, Jaçanã, Manoel Leão e Novo São Lourenço. Em Ferradas, Nova Ferradas e Nova Esperança os serviços foram executados e agora estão no Nova Itabuna.

O programa ainda contempla o Bairro Lomanto onde estão sendo executadas obras de saneamento básico e de esgotamento sanitário e ampliação de rede de abastecimento d’água.

O projeto de urbanização integra o Programa de Integração Urbana de Itabuna – 2030, executado pelo prefeito Augusto Castro (PSD)na cidade, que há anos demandava por serviços de infraestrutura e saneamento. “Agora, estamos fechando a primeira etapa com as ruas e avenidas da área central Itabuna que necessitavam de recapeamento asfáltico”, finaliza a secretária Sônia Fontes.

Legenda: Rua Floriano Peixoto, Alto Mirante – Fotos Divulgação

Legenda: Rua Miguel Calmon, centro – Fotos Divulgação

Legenda: Rua Luiz Carlos Mendonça, Loteamento Ruffo Cunha – Divulgação

Legenda: Serviços de recuperação do asfalto da Praça Adami, no Centro e no entorno da Praça Jornalista Manoel Leal – Fotos Divulgação

O post Prefeitura faz o recapeamento de ruas e avenidas e da Praça Adami no centro de Itabuna fechando 1ª fase do PAI apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/GLPXH6g
via IFTTT

Postar um comentário

Avoar
Estado
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.