Fiscais da Vigilância Sanitária de Itabuna (VISA) do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde participaram na manhã desta sexta-feira, dia 10, de um treinamento com foco na Identificação de Bebidas Adulteradas por Metanol.
“Itabuna até o momento não registrou caso suspeito de intoxicação por metanol, mas estamos nos articulando de forma preventiva tanto para identificar possíveis produtos adulterados, como também sobre os procedimentos a serem adotados ao surgir algum caso suspeito”, informa a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes.
Responsável pela capacitação dos fiscais, a enfermeira sanitarista Aureilda Vilas Boas, do Núcleo de Educação Permanente da Vigilância em Saúde, ressaltou a importância deste treinamento por se tratar de uma situação que está sendo considerada como uma emergência sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Durante o treinamento, ela apresentou a NOTA TÉCNICA 20/2025 com ações a serem adotadas pela VISA, assim como um material produzido pelas Associações Brasileiras de Bebida (ABRABE), de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Bebidas Destiladas (ABBD).
“O primeiro material foi de conteúdo técnico, enquanto que o segundo está sendo amplamente divulgado, até mesmo para a população em geral para que possa ter conhecimentos básicos que ajudem a pessoa a identificar indícios de adulteração”, comenta a enfermeira sanitarista Aureilda Vilas Boas.
Entre os pontos destacados na capacitação estiveram a diferença entre produtos irregulares, fraude, falsificação, adulteração e produtos sem procedência, competências da Vigilância Sanitária, quais aspectos analisar em uma bebida, dentre outros.


Legenda: Vigilância Sanitária de Itabuna treina fiscais para identificar bebidas adulteradas por metanol – Fotos Divulgação.
O post Vigilância Sanitária de Itabuna treina fiscais para identificar bebidas adulteradas por metanol apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.
from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/UXaAhk6
via IFTTT