O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

CREADH realiza Roda de Conversa e Oficina de Shantala neste Dia Mundial da Prematuridade

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Projeto Precoces, desenvolvido pelo Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, dia 17, uma ação especial para celebrar o Dia Mundial da Prematuridade. Até quarta-feira, dia 19, uma série de atividades serão realizadas durante a 1ª Semana da Prematuridade, evento que faz parte da Campanha Novembro Roxo.

Vale lembrar que o Precoces é um projeto de intervenção que acompanha o desempenho motor em prematuros, com idade entre 1 e 18 meses de vida cronológica. Na ação de hoje, que contou com a presença da subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, de estudantes do curso de Enfermagem da UESC e de Fisioterapia da UNEX, além de representantes do Rotary Club e da Casa da Amizade, parceiros e doadores de brindes e fraldas, o momento foi de interação e transmissão de informações.

A subsecretária Lânia Peixoto ressaltou a importância da transmissão de informações sobre cuidados com a saúde da gestante e de um suporte adequado para a mãe e o bebê prematuro.

“Quanto mais cedo iniciar a intervenção multidisciplinar com os bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação, melhor será. Agradeço o empenho dos profissionais que aqui dedicam seu tempo para melhorar a qualidade de vida desses bebês”, comentou Lânia Peixoto.

Cerca de 30 mães e pais estiveram presentes à Roda de Conversa voltada para as áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Assistência Social e de uma Oficina de Shantala.

A Shantala é uma técnica milenar de massagem indiana para bebês, difundida no ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer, que a batizou em homenagem a uma mãe que observou massageando seu filho em Calcutá. A prática usa toques suaves para promover o relaxamento, o alívio de cólicas e o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos.

“Devido ao longo período de internação muitas mães enfrentam a ausência de vínculo e bebês com alterações comportamentais. Essa realidade é um desafio, mas que pode ser superado com a ajuda dos profissionais”, explica a fisioterapeuta Ludmila Marinho, coordenadora do Projeto Precoces do CREADH e Analista em Saúde e Assistência.

Legenda: CREADH realiza Roda de Conversa e Oficina de Shantala neste Dia Mundial da Prematuridade – Fotos Pedrio Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

O post CREADH realiza Roda de Conversa e Oficina de Shantala neste Dia Mundial da Prematuridade apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/C1iHNap
via IFTTT

Postar um comentário

Avoar
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.