O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Com foco na sustentabilidade, Plano Inova Cacau 2030 é lançado em Ilhéus

 Também foram lançados os Planos Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia

A cidade de Ilhéus reuniu na última sexta-feira (24), representantes dos governos municipal, estadual e federal para o lançamento dos planos Inova Cacau 2030, Floresta + Sustentável e do Projeto Rural + Conectado/Bahia. O evento foi realizado no Hotel Aldeia da Praia e marca um novo ciclo para a cacauicultura brasileira.

Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Inova Cacau 2030 traça metas estratégicas que visam, entre outras coisas, aumentar a renda dos produtores. Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário de Agricultura e Pesca, Moises Bohana Neto, destacou a relevância social e econômica do projeto.

“O Inova Cacau 2030 é um negócio futurista, porque vai potencializar a cadeia produtiva, o trabalho do agricultor e, com certeza, gerar emprego e impulsionar a economia da nossa região. Hoje, a agricultura familiar é um vetor potencializado, mas o agronegócio está crescendo cada vez mais. Nós temos terras férteis e Ilhéus será importante nesse processo. O governo federal e o governo estadual, com apoio da gestão municipal, chegam unidos para fomentar essas ações”.

O Inova Cacau prioriza a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), em 2022, a produção no estado atingiu 139,6 mil toneladas, representando 67,86% do total nacional. O setor gerou aproximadamente R$ 1,8 bilhão, correspondendo a 5% do Valor Bruto da Produção (VBP) das atividades da Bahia.

Durante o evento também foram lançados os Planos Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia, que têm como objetivo, respectivamente, impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil e expandir a infraestrutura de conectividade em áreas rurais do estado.

“Discutimos temas importantes em relação à sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia do cacau. Isso traz benefícios imensuráveis, principalmente porque mudamos a vida de produtores e transformamos aos poucos essa cadeia, valorizando cada vez mais a nossa cultura e a nossa região”, acrescentou Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC).

O titular da SEAGRI, Wallison Oliveira, também marcou presença e ressaltou a importância da parceria entre produtores e poder público, explicando que o Governo do Estado tem estreitado os laços para fortalecer os vínculos e garantir o processo de gestão social dos territórios rurais.

O Plano Inova Cacau 2030 também é uma iniciativa da CocoaAction Brasil e da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que converge com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia, conduzido pela SEAGRI.


por Sucom

Postar um comentário

Avoar
Estado
Cookie Consent
We serve cookies on this site to analyze traffic, remember your preferences, and optimize your experience.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.