Novas Noticias
Novas Noticias
Novas Noticias

Reunião entre Prefeitura e Câmara de Vereadores garante manutenção do calendário letivo até dezembro

 

Durante encontro com a Comissão de Educação e Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus nesta terça-feira (21), o prefeito Mário Alexandre anunciou a manutenção das aulas na rede municipal até o dia 20 de dezembro, em todas as etapas e modalidades de ensino, tanto para profissionais efetivos quanto contratados. A reunião é fruto do diálogo contínuo com o Legislativo, a fim de garantir a oferta de educação de qualidade para as crianças e jovens ilheenses.


“Mais uma vitória para toda a comunidade escolar. Depois de uma negociação importante com a Mesa Diretora e a Comissão de Educação da Câmara, nós chegamos a um acordo para manter o ano letivo até dezembro, cumprindo os 200 dias previstos em lei. Mesmo com a redução do FPM, vamos nos esforçar e lutar para assegurar o pagamento dos salários. Agradeço o entendimento dos vereadores e juntos continuaremos promovendo uma educação inclusiva e de qualidade”, destacou Mário Alexandre.


Para o vereador Paulo Carqueija, presidente da Câmara de Ilhéus, “essa foi uma deliberação da Mesa Diretora da Câmara e da Comissão de Educação. O Legislativo fez o seu papel de intervir nesta negociação. A proposta obteve êxito e asseguramos a aplicação do conteúdo programático, em atendimento aos 200 dias letivos obrigatórios por lei”, disse.  


Conforme a Secretaria de Educação (Seduc), o Município realiza, em caráter emergencial, a requalificação de unidades de ensino da rede. Os demais prédios públicos contam ainda com reforço em sua estrutura, a partir da entrega de ventiladores, batedeiras, liquidificadores e extintores de incêndio. 


A Seduc informa que, para além da reorganização financeira, existe em execução, desde o início do ano letivo, a proposta de recomposição de aprendizagens em resposta aos impactos causados pela pandemia de Covid-19. A ação sugere o envio de atividades complementares para os alunos que, no contraturno, em casa, desenvolvam as atividades propostas, e que continuarão ao longo do período letivo.


Ademais, uma pasta virtual (drive) já encontra-se disponível com sugestões para utilização por parte dos professores e equipes gestoras. A Prefeitura esclarece que, para o ano seguinte, será realizada nova seleção em caráter excepcional e concurso público cujas vagas são provenientes das adesões ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e demais aposentadorias.


A pasta reitera o compromisso do governo municipal em promover uma política educacional pública, com qualidade e equidade. A busca por essa proposta perpassa, sobretudo, pelo respeito e valorização dos profissionais da Educação. Até o término do calendário letivo, as atividades escolares seguem normalmente no turno da matrícula do aluno. A equipe da Seduc monitora casos específicos sinalizados pelas unidades escolares.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem