Novas Noticias
Novas Noticias
Novas Noticias

ILHÉUS EM FOCO: ENTREVISTA COM O PRÉ CANDIDATO NERY SANTANA

1. Formação e Carreira Política:


 - Pré-candidato, poderia compartilhar um pouco sobre sua formação e como iniciou sua carreira política?


R= Sou bacharel em Direito, especialista em ciências criminais. Iniciei minhas pretensões políticas na adolescência quando tive que lidar com os descasos públicos na comunidade onde cresci, Vila de Ponta do Ramo. As injustiças sociais vividas em nosso cotidiano me impulsionaram a lutar pelas comunidades menos favorecidas. No ensino médio fui eleito como vice presidente do grêmio Estudantil, líder de classe que lutava por direitos dos estudantes em geral.


2. Experiência e Legado:


 - Pré-candidato, ao longo de sua trajetória, quais cargos públicos desempenhou funções e que legado e experiência conseguiu construir?


R= Fui coordenador do SAC, assessor da ex dep. Ângela Sousa, diretor regional da Bahia Pesca, Diretor Administrativo da Secretaria de Educação de Ilhéus. 

O órgão em que mais me destaquei foi o SAC, onde aprendi a lidar com o público, fazia um atendimento humanizado proporcionando qualidade e acessibilidade principalmente para os usuários que vinham de comunidades mais distantes do Centro.


3. Preparação para a Candidatura:


   - Pré-candidato, o que o motivou a aspirar disputar a eleição e quando se sentiu apto para esse desafio?


R= Em 2016 fui convidado a disputar as eleições para vereador, para mim foi desafiador, pois só quem acreditou foi minha família e melhores amigos, o grupo político que sempre fui ligado não me deu a legenda, daí tive que ir pra outro partido, pedi exoneração do cargo que ocupava no SAC e enfrentei tudo e todos, foi quando tive 534 votos. Daí em diante me tornei uma liderança, não tive padrinhos, fui o mais votado do partido. Em 2020 fiquei como suplente, tive 1066 votos, ficando entre os mais votados da cidade. 


4. Relação com o Governo Estadual:

 - Pré-candidato, como descreveria sua relação atual com o governo do estado?


R= Minha relação com o governo atual é ótima, minha referência é nossa deputada estadual Soane Galvão que é base do governo, nosso prefeito Marão é base do governo e eles nos representam.


5. Visão para o Desenvolvimento de Ilhéus:


 - Pré-candidato, qual é sua visão para o desenvolvimento de Ilhéus nos próximos anos?


R= Ilhéus está na rota do desenvolvimento econômico e sustentável, a cidade está crescendo, as contas estão sendo organizadas, salários em dia, obras em todos os bairros, o projeto é pela continuidade.


6. Educação:


   - Pré-candidato, como pretende elevar a qualidade da educação pública em Ilhéus?


R= A educação é primordial, os níveis de ensino estão melhorando bastante, bem distante de 2015 onde as escolas estavam desabando, não tinha merenda, tinha muitas greves. Hoje já se conta mais de 20 mil alunos matriculados, não tem greve dos professores, salários e reajustes feitos, a meta é melhorar a qualidade de vida dos servidores da educação para que eles correspondam na sala de aula.


7. Saúde:

  - Pré-candidato, quais medidas tomará para fortalecer o sistema de saúde municipal?


R= Melhorar o atendimento no PSF, aumentar as cotas de atendimentos médicos, levar a saúde nas comunidades mais distantes, fortalecendo o pacto com os programas do governo do estado e federal para que todo as as unidades de saúde estejam sempre equipadas com profissionais e equipamentos que atendam toda a demanda. 


8. Desenvolvimento Econômico:


   - Pré-candidato, quais estratégias planeja adotar para promover o desenvolvimento econômico em Ilhéus, atraindo investimentos e estimulando o empreendedorismo local?


R= O meu plano é promover desenvolvimento sustentável a partir dos pequenos negócios em todas áreas de atuação da prefeitura seja no campo ou na sede.


9. Turismo e Lazer:


   - Pré-candidato, sobre o turismo, que estratégias adotaria para impulsionar o setor? E quais ações pensa em implementar para oferecer opções de lazer à população?


R= As políticas públicas são conceituadas como a formulação de propostas, tomada de decisões

e são implementadas por organizações públicas, tendo como foco temas que afetam a coletividade.

definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções; e

adotar medidas para melhor distribuição de turistas, priorizando o turismo em áreas naturais, capacitar nativos de cada região no atendimento qualificado, fomentar o comercial local e promover a cultura local e suas atividades de fortalecimento comercial.


10. Meio Ambiente:


    - Pré-candidato, quais são suas propostas para promover a sustentabilidade e preservação ambiental na cidade?


R= Gestão dos recursos naturais. A proteção dos mananciais e a redução do desperdício de água são primordiais. ...

Meios de transporte limpos e eficientes. Naturalmente haverá uma diminuição dos carros na rua. ...

Destinação correta dos resíduos sólidos. ...

Investimento em áreas verdes.


11. Segurança Pública:


    - Pré-candidato, diante dos desafios de segurança em Ilhéus, como planeja reduzir os índices de criminalidade?


R= Fomentar dinâmicas sociais seguras, alterar trajetórias criminais e romper processos de criminalização a partir da implementação de ações integradas e de intervenções diretas sobre fatores geradores de violência, com a participação da sociedade civil, de modo a prevenir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança.


12. Mobilidade Urbana:


    - Pré-candidato, quais são suas propostas para melhorar a mobilidade urbana e enfrentar desafios no trânsito e transporte público?


R= Mobilidade urbana pode ser entendida como a maneira das pessoas transitarem nos espaços urbanos, seja de maneira individual (a pé, bicicletas, motocicletas e/ou carros), seja de maneira coletiva (ônibus, metrô, trem, etc.). O planejamento urbano e a evolução dos meios de transportes coletivos nas grandes cidades brasileiras não acompanharam esse rápido crescimento urbano. Com isso, os transportes coletivos se desenvolveram aquém do esperado, causando um rápido sucateamento. Esse sucateamento dos transportes coletivos contribuiu para que as classes de maior poder aquisitivo adquirissem seu próprio transporte, aumentando o número de veículos nas ruas. A mobilidade urbana, para ser sustentável, deve passar por um rigoroso planejamento urbano. O incentivo ao uso de ciclovias, transportes coletivos, caronas coletivas, rodízios de carros e até mesmo pedágios urbanos poderia melhorar a locomoção e diminuir os impactos ambientais causados pelo excesso de veículos nas ruas, um dos principais entraves a uma boa mobilidade.

Quanto ao transporte público é preciso uma análise técnica, fazer uma licitação para prestar serviços urbanos e rural, aumentar a demanda de transporte, horários afim de a comunidade sentir-se confortável com a prestação do serviço.


13. Participação Popular:


    - Pré-candidato, como pretende envolver a comunidade nas decisões do governo municipal? Planeja implementar algum mecanismo, como um aplicativo para demandas em tempo real?


R= A era digital facilita muito a comunicação, um aplicativo prefeitura na comunidade poderia trazer todos para mais perto das decisões e participações na gestão.


14. Relação com a Imprensa:


    - Pré-candidato, como está sua relação com a imprensa atualmente? E como pretende desenvolvê-la, caso seja eleito?


R= A imprensa tem um papel fundamental na sociedade, na gestão a imprensa terá cada vez mais voz e participação.

15. Bastidores das Alianças:


 - Pré-candidato, como está a questão dos bastidores das alianças políticas?


R= Muitas reuniões, para tomada de decisões acéticas em prol do grupo que cuidará de Ilhéus.

14. Inclusão das Minorias:


   - Pré-candidato, qual é a sua abordagem em relação à comunidade LGBT, indígena, de matriz africana e demais minorias? Como pretende envolvê-las em sua gestão e garantir sua representatividade?


R= O amor e respeito a todo povo ilheense independente de sua raça, religião e orientação sexual, como ente público todos os meios sociais terão apoio na sua diversidade e promoção de igualdade social sem distinção, todos eventos e tradições culturais serão fortalecidos, inclusive de minorias que sejam tecnicamente preparadas para as técnicas na gestão para que representem suas comunidades.


15. Religiões e Participação Governamental:


   - Pré-candidato, como planeja envolver a comunidade católica, evangélica e adeptos de religiões de matriz africana em seu governo? Quais iniciativas pretende implementar para promover a participação e inclusão desses grupos?


R= Promoção de cada cultura, cada religião nos festejos tradicionais da cidade a fim de promover a igualdade e combater intolerâncias e preconceitos. 


16. Geração de Empregos:


   - Pré-candidato, diante dos desafios econômicos, como pretende impulsionar a geração de empregos em Ilhéus? Quais setores serão priorizados em seu plano?


R= É fundamental olharmos para quais políticas públicas já existem com foco na geração de emprego e renda que tiveram resultados, para assim, facilitar a superação da situação de exclusão econômica, reduzir a desigualdade social, aumentar a renda média das famílias brasileiras, e impactar positivamente em eixos transversais da gestão pública.


17. Considerações Finais:


   - Pré-candidato, para finalizar, que mensagem ou considerações finais você gostaria de transmitir aos leitores e potenciais eleitores? Como pretende inspirar confiança na sua liderança e compromisso com a cidade de Ilhéus?


R=A confiança está na continuação de um grupo que deu certo, se a população acreditou duas vezes na atual gestão com certeza acreditará na escolha e no integrantes do mesmo grupo que contribuíram para que duro desse certo até aqui. Além disso nosso histórico de serviço público nos credencia a pleitear um mandato que será em parceria com o governo estadual.

Editor Chefe: David Reis

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem