Novas Noticias
Novas Noticias
Novas Noticias

Lavagem das Escadarias da Catedral é retomada em Ilhéus; festa acontece nesta quinta (18)

 A lavagem será realizada no mesmo dia em que desembarca o navio Costa Diadema no Porto do Malhado

Tradicional evento do calendário turístico da cidade, a Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião acontece nesta quinta-feira (18), no Centro Histórico de Ilhéus. O ato antecede a comemoração do padroeiro dos estivadores e marca um momento de fé, união e respeito. Os festejos se caracterizam pelo sincretismo religioso e mistura de elementos sagrados e profanos.

A lavagem será realizada no mesmo dia em que desembarca o navio Costa Diadema no Porto do Malhado. A festa começa às 8h, com concentração na sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na Avenida Dois de Julho. O cortejo sairá às 9h, percorrendo as principais ruas do Centro, rumo à Catedral de São Sebastião.

Na cadência dos tambores, as baianas caracterizadas com suas batas brancas, grandes saias, turbantes nos cabelos e seus fios de conta carregarão jarros com água de cheiro e as vassouras para o ritual da lavagem das escadarias, sob a percussão dos blocos afro ilheenses, acompanhadas de turistas e comunidade, todos juntos na mesma sintonia.

“Um momento importante, porque promove o respeito à diversidade religiosa e cultural, além de marcar a programação de verão do município”, destacou Geraldo Magela, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Tradição - O evento é realizado pelo Sindicato dos Estivadores, Prefeitura, Conselho Municipal de Cultura e Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus. O cortejo da lavagem acontece desde a primeira metade do século XX, reunindo fiéis católicos e das religiões de matriz africana. Como manda a tradição, um carro pipa no final da festa refrescará os presentes, aliviando o calor.

A lavagem antecede a comemoração do dia de São Sebastião, celebrado em 20 de janeiro.



por Sucom

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem