Entre os dias 1º e 5 de julho de 2025, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso Gabaritando o Enem, cursinho popular gratuito com foco em jovens de comunidades periféricas de Ilhéus e região. O projeto integra a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fiocruz.
Serão oferecidas 40 vagas, todas com auxílio permanência de R$ 200 mensais, para apoiar os(as) estudantes até o final do ano letivo.
Podem participar da seleção estudantes que:
• Estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública, ou como bolsistas integrais em escolas particulares;
• Não estejam matriculados em curso superior;
• Possuam renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo;
• Estejam em situação de vulnerabilidade social, especialmente pessoas:
• Negras (pretas e pardas),
• Indígenas,
• Quilombolas,
• Com deficiência,
• Trans (transexuais, travestis),
• Moradoras de comunidades periféricas, rurais ou tradicionais.
As inscrições vão de 01 a 05 de julho de 2025, e podem ser feitas:
• Online, por meio de formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1udW011dK9djRcwofPid4PLYMvT-RbDjudCR9QyI0SZkhiQ/viewform
Documentos necessários:
• RG e CPF;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de escolaridade;
• Declaração de renda familiar (ou autodeclaração);
• Autodeclaração étnico-racial, se aplicável.
A lista de selecionados será divulgada em 07 de julho nas redes sociais. Os(as) aprovados(as) receberão contato telefônico ou via e-mail para matrícula e assinatura do termo de compromisso.
✊ Por uma educação mais justa
O Curso Gabaritando o Enem é construído por educadores(as), lideranças comunitárias e parceiros locais que acreditam na educação como instrumento de transformação. Ao integrar a Rede CPOP, o projeto fortalece o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade a oportunidades reais de ingresso no ensino superior.