A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), fez a entrega de uma nova viatura para a Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta terça-feira, dia 15. A iniciativa também marca o início das ações da Campanha Nacional Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
A nova viatura representa um reforço direto no trabalho de fiscalização das medidas protetivas de urgência (MPUs), visitas domiciliares, rondas preventivas e monitoramento remoto. Chega num momento estratégico, quando se celebram os 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um dos maiores avanços legislativos no combate à violência doméstica no Brasil.
“A entrega dessa viatura representa não apenas o reconhecimento da importância da atuação da nossa Patrulha, mas também o compromisso da administração do prefeito Augusto Castro (PSD) com a segurança e a vida das mulheres”, afirma o comandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira do Nascimento.
“Neste Agosto Lilás, vamos ampliar nossa presença nas ruas, oferecendo acolhimento, orientação e fiscalização com responsabilidade e dedicação”, acrescenta.
O comandante fez um balanço que revela dados surpreendentes na atuação da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), que cresceu e bateu recorde ano passado.
Ao todo foram prestadas 36.110 ações e os números revelam a complexidade e a dedicação da Patrulha, que vai além da atuação reativa e se estabelece como agente de proteção preventiva no município.
“A viatura chega para fortalecer ainda mais o nosso trabalho de proximidade com as mulheres assistidas. Agosto é um mês simbólico, mas a violência contra a mulher é uma realidade diária. Por isso, vamos intensificar as fiscalizações, dialogar com as vítimas e garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas com rigor. Estamos aqui para proteger e acolher, com responsabilidade, sensibilidade e ação”, ressaltou a coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, Núbia Oliveira.
Atualmente, 140 mulheres com medidas protetivas estão sob acompanhamento ativo da Patrulha, distribuídas entre alto, médio e baixo grau de risco. As equipes operam em sistema de escala 24 x 72 horas, garantindo a cobertura de todas as áreas da cidade, com planejamento diário e apoio do setor administrativo para controle e direcionamento das ações.
A Patrulha Guardiã Maria da Penha atua em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público, CRAM, DEAM e outros órgãos da rede de proteção, garantindo que as medidas judiciais sejam não apenas cumpridas, mas acompanhadas de forma humanizada e estratégica.
“A mulher que denuncia precisa sentir que não está sozinha. Nosso papel é garantir que ela receba não só proteção, mas também escuta, orientação e apoio integral. A nova viatura é mais uma ferramenta para chegarmos mais rápido e com mais força onde for preciso”, completou a coordenadora, Núbia Oliveira.
O Agosto Lilás será marcado por ações presenciais, palestras, patrulhamento intensificado e ampliação dos atendimentos. A mensagem da Patrulha é clara: “violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei — e Itabuna tem Patrulha. Os dados foram levantados pela GCM Aline Vicente Rocha em ação conjunta com a Auxiliar de Chefia e Analista de Dados da Patrulha.
De acordo com os dados levantados pela GCM Aline Vicente, Auxiliar de Chefia e Analista de Dados da Patrulha, a Patrulha apresenta crescimento expressivo em praticamente todos os indicadores operacionais:
Total de mulheres atendidas, crescimento de 50,7% em 2024 em relação a 2023:
▸ 2023: 126 mulheres
▸ 2024: 190 mulheres
Visitas periódicas, crescimento de 195,7% comparado a 2023:
▸ 2023: 185
▸ 2024: 547
Fiscalizações de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), aumento de 9,6%:
▸ 2023: 355
▸ 2024: 389
Monitoramento remoto (WhatsApp), média mensal de 743 atendimentos, reforçando o modelo de proteção digital:
▸ 2023: 3.690
▸ 2024: 3.131
Rondas preventivas e protetivas
▸ 2023: 4.926
▸ 2024: 5.006
Ponto base em residências, mantido como um dos pilares da presença comunitária:
▸ 2023: 811
▸ 2024: 776
Acolhimentos de novas vítimas, quase o dobro de acolhimentos em relação a 2023:
▸ 2023: 59
▸ 2024: 116
Medidas protetivas recebidas
▸ 2022: 80
▸ 2023: 93
▸ 2024: 124 (aumento de 33% em dois anos).




Legenda: Mais uma viatura incorporadas ao serviço da Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Itabuna – Fotos Divulgação e Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna
O post Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Itabuna reforça ações com entrega de viatura e Agosto Lilás apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.
from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/S5VZ3qQ
via IFTTT