O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
المشاركات

Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Itabuna reforça ações com entrega de viatura e Agosto Lilás

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), fez a entrega de uma nova viatura para a Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta terça-feira, dia 15. A iniciativa também marca o início das ações da Campanha Nacional Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

A nova viatura representa um reforço direto no trabalho de fiscalização das medidas protetivas de urgência (MPUs), visitas domiciliares, rondas preventivas e monitoramento remoto. Chega num momento estratégico, quando se celebram os 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um dos maiores avanços legislativos no combate à violência doméstica no Brasil.

“A entrega dessa viatura representa não apenas o reconhecimento da importância da atuação da nossa Patrulha, mas também o compromisso da administração do prefeito Augusto Castro (PSD) com a segurança e a vida das mulheres”, afirma o comandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira do Nascimento.

“Neste Agosto Lilás, vamos ampliar nossa presença nas ruas, oferecendo acolhimento, orientação e fiscalização com responsabilidade e dedicação”, acrescenta.

O comandante fez um balanço que revela dados surpreendentes na atuação da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), que cresceu e bateu recorde ano passado.

Ao todo foram prestadas 36.110 ações e os números revelam a complexidade e a dedicação da Patrulha, que vai além da atuação reativa e se estabelece como agente de proteção preventiva no município.

“A viatura chega para fortalecer ainda mais o nosso trabalho de proximidade com as mulheres assistidas. Agosto é um mês simbólico, mas a violência contra a mulher é uma realidade diária. Por isso, vamos intensificar as fiscalizações, dialogar com as vítimas e garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas com rigor. Estamos aqui para proteger e acolher, com responsabilidade, sensibilidade e ação”, ressaltou a coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, Núbia Oliveira.

Atualmente, 140 mulheres com medidas protetivas estão sob acompanhamento ativo da Patrulha, distribuídas entre alto, médio e baixo grau de risco. As equipes operam em sistema de escala 24 x 72 horas, garantindo a cobertura de todas as áreas da cidade, com planejamento diário e apoio do setor administrativo para controle e direcionamento das ações.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha atua em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público, CRAM, DEAM e outros órgãos da rede de proteção, garantindo que as medidas judiciais sejam não apenas cumpridas, mas acompanhadas de forma humanizada e estratégica.

“A mulher que denuncia precisa sentir que não está sozinha. Nosso papel é garantir que ela receba não só proteção, mas também escuta, orientação e apoio integral. A nova viatura é mais uma ferramenta para chegarmos mais rápido e com mais força onde for preciso”, completou a coordenadora, Núbia Oliveira.

O Agosto Lilás será marcado por ações presenciais, palestras, patrulhamento intensificado e ampliação dos atendimentos. A mensagem da Patrulha é clara: “violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei — e Itabuna tem Patrulha. Os dados foram levantados pela GCM Aline Vicente Rocha em ação conjunta com a Auxiliar de Chefia e Analista de Dados da Patrulha.

De acordo com os dados levantados pela GCM Aline Vicente, Auxiliar de Chefia e Analista de Dados da Patrulha, a Patrulha apresenta crescimento expressivo em praticamente todos os indicadores operacionais:

 Total de mulheres atendidas, crescimento de 50,7% em 2024 em relação a 2023:
▸ 2023: 126 mulheres
▸ 2024: 190 mulheres
 Visitas periódicas, crescimento de 195,7% comparado a 2023:
▸ 2023: 185
▸ 2024: 547
 Fiscalizações de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), aumento de 9,6%:
▸ 2023: 355
▸ 2024: 389

 Monitoramento remoto (WhatsApp), média mensal de 743 atendimentos, reforçando o modelo de proteção digital:
▸ 2023: 3.690
▸ 2024: 3.131

 Rondas preventivas e protetivas
▸ 2023: 4.926
▸ 2024: 5.006
 Ponto base em residências, mantido como um dos pilares da presença comunitária:
▸ 2023: 811
▸ 2024: 776
 Acolhimentos de novas vítimas, quase o dobro de acolhimentos em relação a 2023:
▸ 2023: 59
▸ 2024: 116
 Medidas protetivas recebidas
▸ 2022: 80
▸ 2023: 93
▸ 2024: 124 (aumento de 33% em dois anos).

Legenda: Mais uma viatura incorporadas ao serviço da Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Itabuna – Fotos Divulgação e Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

O post Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Itabuna reforça ações com entrega de viatura e Agosto Lilás apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/S5VZ3qQ
via IFTTT

إرسال تعليق

Avoar
Estado
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.