A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Gestão e Inovação, abriu nesta terça-feira, dia 2, a Campanha Setembro Amarelo para estabelecer e incentivar o diálogo sobre saúde mental entre os servidores municipais. Neste ano o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
Na saudação, o secretário Antonio Calhau, titular da Gestão e Inovação, destacou a preocupação do governo Augusto Castro (PSD) em cuidar da capacitação, saúde e bem-estar dos servidores públicos municipais diante do essencial trabalho que no dia a dia prestam à sociedade.
Na ação inaugural foram convidados servidores lotados nas secretarias de Planejamento e Fazenda e Orçamento e na Controladoria e na Gestão que lotaram o auditório. “Setembro Amarelo é um mês dedicado à valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Temos a preocupação de não apenas cuidar de aspectos técnicos, mas cuidar da saúde mental do servidor”, acrescentou.
“Não prestamos serviços apenas para a Prefeitura, mas também para os cidadãos que no seu cotidiano desejam ser bem atendidos nas suas necessidades básicas. Para isso, precisamos estar preparados, gozando de boa saúde mental e sempre disponíveis”, declarou.
O secretário enfatizou que atualmente a boa saúde mental é requisito fundamental para quaisquer pessoas no mercado de trabalho, seja no serviço público, seja na empresa privada e disse que há pressões de todos os níveis que acabam afetando os trabalhadores. “Por isso, durante o mês vamos fazer visitas e atividades nas secretarias municipais e órgãos da Administração Municipal para prestar esclarecimentos sobre a Campanha Setembro Amarelo”.
Psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Secretaria de Gestão e Inovação fizeram abordagens destacando a necessidade de preservação da saúde mental. Além disso, realçaram que a campanha previne o suicídio é um problema de saúde pública, com impactos na sociedade.
De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde revela que o número de casos chega a 1,33 por 100 mil. Por isso, o lema “Se precisar, peça ajuda!” deve ser reforçado.





O post Prefeitura abre Setembro Amarelo para diálogo sobre saúde mental entre os servidores apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.
from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/tTBOINg
via IFTTT