O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Ilhéus recebe a 7ª Caminhada pela Paz e contra a Intolerância Religiosa

No último domingo (15), aconteceu a 7ª Caminhada pela Paz e contra a Intolerância Religiosa, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, reunindo representantes de diversos credos, unidos para transmitir a mensagem de paz, de respeito e harmonia e pelo fim da intolerância e preconceito religioso. A ação, que teve como tema, neste ano, “Caminhos abertos. A terra que você pisa tem o nosso Axé!” E Exu como entidade patrona, foi organizada pelo Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus (MCPTI); pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Ilhéus; Fórum Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Ilhéus (FOPROMI) e sociedade civil.


“A 7ª Caminhada da Paz tem uma representatividade muito grande, pois marca a representatividade dos povos de terreiro da religião do Candomblé contra a intolerância religiosa. A Intolerância religiosa que está aí não é intolerância, mas sim, um racismo estrutural, um racismo institucional que abate corpos negros diariamente. A gente vê situações de racismo, situações de violência cotidianamente”, explica Egbon Alaboji, um dos coordenadores do movimento e completa, “a 7ª Caminhada pela paz tem como tema ‘Exu: Caminhos abertos. A terra que você pisa tem o nosso Axé!’, porque, não há um só prédio em Ilhéus, uma só escola, uma só empresa, uma só estrada que não foi construída com o suor, com o sangue e com a força desse povo negro e nós precisamos honrar a nossa ancestralidade, tirar a nossa ancestralidade da invisibilidade”.


A Caminhada também contou com a presença de representantes da Igreja Batista, Igreja Anglicana do Brasil, da comunidade indígena, de vereadores de Ilhéus, do secretário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, João Aquino e do vice-prefeito Bebeto Galvão, que representou o Executivo e falou “a democracia contemporânea tem o desafio de superar esse dilema da intolerância. A convivência entre as religiões deve ser uma marca e um convívio entre homens e mulheres tementes a Deus. Se Deus é amor, se Ele verifica que a diversidade humana é a parte mais rica e mais importante da vida nesse planeta, por que nós temos que nos conflitar entre religiões, se todos nós estamos contritos a Deus? Daí a necessidade dessa Caminhada se afirmar todo ano, fazendo o chamamento público à sociedade, a todas as religiões, de que é preciso que tenhamos paz, tenhamos respeito à opção religiosa de cada um, que nós possamos viver temente a Deus, mas respeitando a cada um e a cada caminho que se escolhe".


A 7ª Caminhada pela Paz e contra a Intolerância Religiosa teve sua concentração na Avenida Litorânea e seguiu por toda ela, em direção à Barra e retornando para o ponto de início, em meio a animação de um trio e mensagens de paz, mensagem de um “Deus único” e do amor como a maior religião do mundo. Bem como do repúdio ao racismo e à intolerância religiosa.

Postar um comentário

Avoar
Estado
Cookie Consent
We serve cookies on this site to analyze traffic, remember your preferences, and optimize your experience.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.