O ex-prefeito Mário Alexandre (Marão) e a deputada estadual Soane Galvão haviam iniciado todo o processo de alinhamento com o governo federal, por meio do ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Já no vídeo de Valderico Junior, ele tenta esconder isso e levar o crédito sozinho por assinar o aditivo com a Caixa Econômica (empresa pública federal, administrada pelo governo Lula – PT).
A “Abin Paralela”, ligada ao governo municipal, tenta vender à população que a gestão anterior não buscou nada, tentando apagar todos os feitos da gestão passada e todas as ajudas do governo estadual e do governo federal.
Mas a verdade é que a gestão anterior do prefeito Mário Alexandre buscou, junto ao ministro Rui Costa, senador Jaques Wagner, governador Jerônimo e presidente Lula, diversos aportes para a cidade, os quais somam mais de R$ 1 bilhão.
Dentre os feitos estão:
-
Construção da nova ponte
-
Hospital Costa do Cacau
-
Minha Casa Minha Vida (Residencial Vilela)
-
Programa Bahia Minha Casa (para as vítimas da enchente do Salobrinho)
-
Policlínica ao lado do Hospital Costa do Cacau
-
UPA na Avenida Esperança
-
Hospital Materno Infantil
-
Reforma dos altos e morros (Programa Caminho dos Altos)
-
Fechamento da primeira etapa do Canal do Malhado
-
Abertura de diversas UBS
-
Ambulâncias do SAMU
-
Reforma da Delegacia da Polícia Civil
-
Reforma de diversas escolas (ao longo de 8 anos, 49 escolas do campo e 49 escolas urbanas passaram por reformas)
-
Pavimentação da Ladeira do Mambape (obra esperada há décadas)
Pavimentação do Alto Boa Vista
-
Pavimentação de mais de 200 outras ruas
-
Reforma da Praça Castro Alves (Praça da Irene)
-
Parceria público-privada com empresas que proporcionaram uma nova cara à Avenida Soares Lopes (como no caso do Aeroshake, que construiu um mini parque para crianças)
-
A pista de skate da Avenida Soares Lopes se tornou um ponto familiar
-
Ampliação da iluminação entre os bairros Nossa Senhora da Vitória e Sol e Mar
Quando os óleos invadiram as praias de diversas cidades da Bahia, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tinha à época Jerbson Moraes como secretário, Ilhéus foi exemplo no tempo de resposta e limpeza.
Na cultura, além de buscar recursos estaduais e federais, valorizava-se e incentivava-se a prata da casa. A comunidade LGBTQ+ tinha inclusive dois eventos anuais (Marcha LGBTQ+ e Parada LGBT). A classe evangélica e católica tinha eventos de peso (Viva Ilhéus Gospel), tanto quanto as comemorações com base nas religiões de matrizes africanas, como a Lavagem da Catedral de São Sebastião, Festa de Iemanjá ou a Caminhada pela Paz – essas e outras ações tinham incentivo e total apoio da Prefeitura de Ilhéus.
Com tudo isso, a cidade teve um boom, atraindo diversos empreendimentos como Assaí Atacadista, Mix Mateus, Atacadão, McDonald's, dezenas de construtoras de alto padrão e edifícios de alto nível, fazendo com que Ilhéus ultrapassasse outras cidades em geração de empregos.
Além disso, as prestações de contas da prefeitura eram entregues pontualmente, sendo reconhecidas pela transparência. Valorizava-se os servidores públicos (não houve greve em nenhum momento, nem ameaça de greve) e a imprensa sempre foi respeitada (não recebia esmolas e não ficava refém de pautas favoráveis ao prefeito da vez).
Essa matéria não é bajulação. É mostrar que no governo anterior houve bons exemplos, para que o atual prefeito, Valderico Junior, tome como base e faça melhor. Todas as vezes que Mário e seus secretários erraram, criticamos. Tanto quanto quando os bajuladores o cegavam, alertávamos sobre como a bajulação em excesso faria mal ao seu governo.
A atual gestão erra ao não conseguir fazer sequer o básico. E os comissionados, com medo de perder seus cargos e contratos, insistem em bajulações excessivas, e Valderico Junior deixa-se iludir pelas moscas do poder.
Jeremias 50:32
"O arrogante tropeçará e cairá, e ninguém o levantará; porei fogo às suas cidades, e este consumirá tudo ao seu redor."
Redator : David Reis
Parceiros Oficiais : Fabio Roberto Notícias, Fala Manoelito, Vilela em Foco, Rádio Bahiana, Vermelhinho.