O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
Postagens

Prefeitura de Itabuna promove Audiência Pública na UNEX para debater os 10 anos do Plano Municipal da Educação

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e em conjunto com o Conselho Municipal da Educação (CME) reuniu diretores, dirigentes educacionais, professores, estudantes e convidados na tarde de ontem, dia 13, em Audiência Pública na UNEX para avaliar os 10 anos do Plano Municipal da Educação (PME). Foi a quarta vez que o documento foi objeto de escrutínio.

Sob o tema “Caminhos para a construção de qualidade” foram avaliadas as 16 metas fixadas para o decênio 2015-2025, políticas públicas e avanços, inclusive quanto à universalização da educação básica. O secretário da Educação, Rosivaldo Pinheiro, disse que a Audiência Pública atendeu a um chamado da sociedade e do coletivo da Educação para discutir a trajetória do PME. “Lá atrás, em 2015, foram estipuladas metas e objetivos. Hoje, aqui, a gente abre uma avaliação coletiva desses dez anos e começa a traçar os próximos dez anos”, declarou.

Segundo o secretário, os números mostram que há a necessidade de mudança comportamental de toda a Rede Municipal de Ensino. “Sem culpabilidades, a gente tem de encontrar a razão e o porquê de metas não atingidas, analisar cada uma e à luz dessa experiência fixar novas metas e objetivos e o desafio que é entregar à sociedade itabunense uma educação inclusiva e que seja crítica e emancipadora e de equidade e que acima de tudo traga a possibilidade de cidadania plena que é justamente o esforço da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD)”, acrescentou.

Foi palestra a doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a professora Darluce Andrade de Queiroz Muniz, com larga experiência na área de educação, com ênfase em Política Educacional, graduada em graduada em Pedagogia pela UESC e em Tecnologia de Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2008) e mestre pela UESC. Na sua fala sobre o tema “Avaliar o presente, projetar o futuro: caminhos para a construção de uma educação de qualidade”, ela disse que a Educação de Itabuna é referência para outros municípios do Sul da Bahia.

Ao apresentar os indicadores do sistema de educação pública do município, a palestrante disse que houve avanços, mas é preciso fazer muito mais. “Itabuna tem várias instituições de ensino superior que anualmente formam pessoas e têm educadores com especialização, mestrado e doutorado”, afirmou.

“Além disso, parte substancial da população é escolarizada de acordo com o Censo IBGE 2022 (97,45%.). Mas no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, aparece na posição 240 no Estado da Bahia, com 0,4777 em 2023, ante 0,3742, em 2015. O crescimento de 1,2% é pouco e pode melhorar”, sentenciou.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal é um estudo que desde 2008 acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Saúde e Educação. A professora Darluce Muniz o classifica como importante ferramenta para mensurar a situação da Educação e conclamou seus colegas itabunenses a elaborar o Plano Municipal de Educação 2025-2035 com metas e objetivos capazes de envolver toda a sociedade na construção de uma educação de qualidade.

Também falaram na audiência pública as professoras Lúcia Helena Ramos, coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Hustana Fernandes Matos, presidente do Conselho Municipal de Educação, o representante do Núcleo Territorial Sul da Secretaria da Educação da Bahia, Vladimir Pinheiro, o diretor-geral da UNEX, André Portnoi.

Todos destacaram a importância do debate sobre a educação pública municipal para que seja inclusiva e dê oportunidade às crianças e adolescentes e os adultos que estudam no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O novo PME que vai ser construído precisa ter a cara de todo mundo. Precisamos nos ver nele e por isso é fundamental que todos participem. É o futuro da educação de Itabuna e precisamos assumir o protagonismo”, disse a professora Lúcia Helena.

“Essa Audiência Pública tem significado especial porque o Plano Municipal de Educação ainda está vigente até dezembro. Então, precisamos avaliar metas e estratégias não alcançadas. Certamente, teremos muito mais sucesso se realizarmos o Censo Educacional no município. Precisamos coletar e conhecer dados que mostrem a nossa realidade”, disse a professora Hustana Fernandes Matos, presidente do Conselho Municipal de Educação.

 

O post Prefeitura de Itabuna promove Audiência Pública na UNEX para debater os 10 anos do Plano Municipal da Educação apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/LxRNaFp
via IFTTT

Postar um comentário

Avoar
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.