Novas Noticias

Banners

MACHISMO ESTRUTURAL É DESAFIO PARA AVANÇO DAS MULHERES NA POLÍTICA, CONSTATA ADÉLIA

A visão de mundo que legitima a atribuição de papéis sociais subalternos para as mulheres ainda é muito presente em toda a sociedade brasileira, a começar pela política institucional, observa a médica e professora Adélia Pinheiro. “É importante que tenhamos a clareza de que o machismo estrutural tem impacto importante na participação da mulher na política partidária. Ele se faz presente em todos os lugares, no cotidiano da ação política”, afirmou, nesta quarta-feira (7), na live de lançamento da segunda edição do Afrodendê, movimento cultural de Ilhéus. 


A pré-candidata a deputada federal pelo PT da Bahia afirmou que o machismo se expressa de várias formas, como no silenciamento das mulheres em atos políticos e na sub-representação feminina nos Três Poderes e nos postos de comando dos partidos.


Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) de 2012 a 2019 e ex-secretária de Estado, Adélia também chamou atenção para a violência política de gênero, inclusive em parte da cobertura midiática. Como exemplo, citou a forma como sua pré-candidatura foi mencionada em um programa de rádio do sul da Bahia.


“Hoje eu ouvia um programa de rádio que mencionava que o lançamento da minha pré-candidatura à deputada federal atrapalhava - e essas foram as palavras – um outro pré-candidato da mesma região. A minha pré-candidatura atrapalha outra, ou estamos em uma disputa que se faz legítima, ainda que dentro do mesmo território e do mesmo campo político de esquerda?”, questionou. 


*MOBILIZAÇÃO*


Adélia também comentou os obstáculos que as mulheres enfrentam para conciliar as esferas pessoal, profissional e política da vida. Para a pré-candidata, diante desse e de outros desafios, como a violência que tem ceifado a vida de tantas mulheres, a luta pela emancipação feminina deve mobilizar a todos.


"Não conseguiremos avançar se não incluirmos toda a sociedade nos debates que reafirmam a presença da mulher na política, a presença da mulher em todos os espaços, a presença da mulher preta em todos os espaços”, conclamou.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem