Novas Noticias
Novas Noticias
Novas Noticias

Presidente da Câmara pede ampliação do quadro de professores para dar suporte nas salas de aula que tenham alunos atípicos na rede municipal


 A Câmara de Vereadores aprovou hoje (6) o requerimento n° 697/2023 do presidente Paulo Carqueija (PSD), solicitando que seja ampliado o quadro de professores e co ensinos para dar suporte nas salas de aula que tenham alunos atípicos na rede municipal de ensino da cidade. O pedido foi votado durante a 70ª Sessão Ordinária e será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação. 

Carqueija informou que a ampliação do quadro destes profissionais é necessária e urgente para garantir a qualidade e a equidade da educação inclusiva na rede municipal de ensino, que atende um número expressivo de alunos atípicos, distribuídos em todas as escolas da cidade. 

O presidente disse também que "essa medida visa melhorar as condições de trabalho dos professores regentes, que muitas vezes se sentem sobrecarregados, despreparados ou desassistidos para lidar com a diversidade dos alunos, assim como também melhorar as condições de aprendizagem dos alunos atípicos, que muitas vezes se sentem excluídos, discriminados ou negligenciados no ambiente escolar", afirmou o vereador.

Os professores e co ensinos são profissionais habilitados e capacitados para atuar em parceria com os professores regentes, auxiliando-os na elaboração, na execução e na avaliação de planos de ensino que contemplem as especificidades dos alunos atípicos e atuam na mediação, na orientação e na intervenção pedagógica junto aos estudantes, favorecendo a sua inclusão, a sua participação e o seu desenvolvimento escolar.

Os alunos atípicos são aqueles que apresentam características ou necessidades educacionais especiais, que podem ser de ordem física, sensorial, intelectual, emocional, social, cultural ou linguística. Esses alunos precisam de um atendimento pedagógico diferenciado, adaptado e individualizado, que respeite as suas potencialidades, limitações e ritmos de aprendizagem.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem