O que acha de ficar informado em tempo real? Entre Agora em Nosso Grupo! Whatsapp!
المشاركات

Itabuna realiza a II Jornada em Obesidade e Câncer de Tireóide do Sul da Bahia

Cerca de 200 profissionais da área de saúde da Atenção Primária e estudantes participaram nesta sexta-feira, dia 4, do último dia da II Jornada em Obesidade e Câncer de Tireóide do Sul da Bahia, no auditório da UNEX, centro de Itabuna.

O evento é promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Na noite de quinta-feira, dia 3, ocorreu a abertura tendo como temática da primeira noite o universo dos nódulos de tireóide. Além das palestras, também foram prestadas homenagens a dois médicos aposentados da Rede Municipal de Saúde: Marluce Leão, fundadora da ASDITA, e Luis Jesuíno, também professor da UESC.

Presente ao evento, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância de eventos como este que fortalecem a rede de profissionais “por ser um evento científico e educacional”. Já a coordenadora do CAM, enfermeira Gabriela Brito, lembra que a primeira edição da jornada aconteceu na UESC, mas esse ano a proposta foi ampliar seu alcance.

“A II Jornada veio nesta edição com uma nova roupagem, com uma adesão muito boa. Ao todo foram 204 inscritos e a realização no CAM Itabuna com o apoio do Programa de Mestrado da UESC. Como público-alvo profissionais da Atenção Primária em Saúde, pois nosso foco foi promover um momento de qualificação”, explica.

Hoje, dia 4, a temática das palestras foi sobre “Obesidade”, tendo como palestrante na abertura o Prof. Drº Carlos Alberto Menezes, médico endocrinologista do Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM).

Entre os pontos abordados em sua explanação sobre “Obesidade – o mal do século”, o médico falou sobre os fatores que contribuem para sua ocorrência: sedentarismo e hiperalimentação e também falou sobre o trabalho realizado no município com pacientes obesos.

O Profº Ms. Eduardo Kowalski, médico oncologista discorreu sobre “Obesidade e Câncer – o que há de novo?”, apresentando dados epidemiológicos sobre a relação do câncer com a obesidade.

Também fez parte da programação a palestra sobre a “Importância do sono no controle do peso”, com o Profº Drº Eduardo Tamura e “Obesidade – doença crônica – Por que só dieta e exercício físico não resolve?” com a Drª Sofia Lafetá.

Já o Profº Drº Davi Ohara fez uma explanação sobre “A importância do exercício físico no combate à obesidade”, enquanto a Profª Ms. Estela Costa sobre “Os aspectos psicoemocionais da obesidade”, “Os desafios e perspectivas no tratamento da obesidade” com a Profª Ms. Ana Rios, e “Os avanços da cirurgia bariátrica” com o Drº Álvaro Albano.

 

 

Legenda: Secretária Lívia Mendes Aguiar participa da II Jornada em Obesidade e Câncer de Tireóide do Sul da Bahia – Fotos Divulgação

Legendas: 2. Itabuna realiza a II Jornada em Obesidade e Câncer de Tireóide do Sul da Bahia. 3. e 4. Palestra de bertura o Prof. Drº Carlos Alberto Menezes – Fotos Divulgação

O post Itabuna realiza a II Jornada em Obesidade e Câncer de Tireóide do Sul da Bahia apareceu primeiro em Prefeitura de Itabuna.



from Prefeitura de Itabuna https://ift.tt/MTO9BWr
via IFTTT

إرسال تعليق

Avoar
Estado
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.