Novas Noticias

Banners

Após ações da Câmara, Neoenergia Coelba realiza força-tarefa para remover cabos irregulares em Ilhéus


A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em quase toda a Bahia, iniciou, no mês passado, uma força-tarefa para remover os cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes de Ilhéus. A iniciativa é fruto de provocações feitas pela Câmara Municipal de Ilhéus (CMI), que pautou o tema em diversas ocasiões de 2025. 


Após debater o assunto, o Legislativo ilheense aprovou, em agosto, o Projeto de Lei (PL) nº 46/2025, que torna obrigatória a remoção de cabos e fiações aéreos excedentes ou inutilizados por empresas que atuam no município. Apresentada pelo vereador Maurício Galvão (PSB), a proposta objetivou promover mais segurança, organização e qualidade estética nas ruas da cidade. 


A matéria chegou a ser vetada pelo chefe do Executivo municipal, mas o plenário da Câmara de Ilhéus votou pela derrubada do veto. 


A CMI ainda promoveu uma audiência pública, em setembro, para debater “a autorização, a remoção e a destinação eficiente da fiação urbana”, com a participação de diversos agentes que utilizam a rede de distribuição de energia e internet do município. O debate foi fruto de um requerimento apresentado pelo vereador Odailson Aranha (PODE) e culminou em um compromisso para a organização dos fios. 


Segundo a Neoenergia Coelba, a força-tarefa também consiste em comunicar às operadoras de telefonia e internet regulares para que realizem os ajustes necessários. O compartilhamento dos postes entre a concessionária de distribuição de energia elétrica e as operadoras de telefonia e internet é uma prática comum, determinada por resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).


-- --

_Comunicação da Câmara Municipal de Ilhéus (CMI)_

_@camaradeilheusoficial_

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem